Cidades com menor IDH terão prioridade para receber 300 creches do programa Infância Feliz

O Maringá

Investimento na educação infantil é o maior da história no país com o projeto Infância Feliz - Foto: SEDF-PR

O programa do Governo do Paraná, Infância Feliz, foi anunciado esta semana e os 258 municípios selecionados de acordo com critérios do indicador Potencial de Creche por Município (PCM) têm até o dia 19 de junho para aceitarem a proposta.

O PCM considera o fator educacional (proporção de matrículas em creches), fato demográfico (taxa de natalidade) e fator socioeconômico, que envolve proporção de crianças acompanhadas pelo CadÚnico e os dados do Índice Ipardes de Desempenho Municipal – Renda, Emprego e Produção Agropecuária (IPDM-R).

Os municípios com menor índice de Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) serão priorizados para ordem de execução das creches.

As 300 creches no valor de R$ 1,3 milhão cada, serão destinadas para atender cerca de 13 mil crianças de 0 a 3 anos de idade. O dinheiro vai ser depositado diretamente nos fundos municipais e as prefeituras ficam responsáveis pela licitação.

O recurso recorde na educação infantil brasileira de R$ 391,4 milhões é oriundo da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família e a Casa Civil, com aporte do Tesouro Estadual, do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e da Assembléia Legislativa do Paraná.

Sarandi vai receber duas unidades

O prefeito de Sarandi, Walter Volpato, confirmou que a cidade foi contemplada com duas unidades do programa após indicação dos deputados, Adriano José e Maria Victória. “Agradecemos em nome de toda a população e, principalmente, em nome das crianças. Ficamos muito felizes com a indicação. Nosso muito obrigado em nome de todas as mães e crianças’’.

 

Sair da versão mobile