A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) está com inscrições abertas para o Vestibular 2026.
São ofertadas 3.873 vagas gratuitas em mais de 100 cursos de graduação em 13 cidades do Paraná: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.
O Vestibular UTFPR é destinado a candidatos com ensino médio completo ou a estudantes que o tiverem concluído antes do início do primeiro período letivo de 2026; também é possível realizar as provas na condição de candidato treineiro, modalidade destinada a estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, geralmente alunos do 1º ou 2º ano, e que querem adquirir experiência em provas de vestibular.
Do total de vagas ofertadas, pelo menos metade são reservadas a ações afirmativas, destinadas a estudantes que fizeram todo o ensino médio na rede pública, incluindo categorias específicas para pessoas com: deficiência; renda per capita inferior a um salário-mínimo; autodeclaração como pretas, pardas, indígenas ou quilombolas.
O prazo para se inscrever irá até 13 de outubro, com o pagamento da taxa de R$ 150 até 14 de outubro, por meio de PIX ou boleto bancário. No ato da inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de curso, em diferentes campus da UTFPR, dentre os 119 ofertados.
As provas estão agendadas para o dia 23 de novembro, com aplicação presencial nas 13 cidades do Paraná, onde a UTFPR possui campus. A estrutura da prova contempla 40 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais e uma redação dissertativo-argumentativa. Para as questões de língua estrangeira moderna, será permitido escolher entre os idiomas espanhol e inglês no momento da inscrição.
Mais informações podem ser acessadas na página do Vestibular 2026.
A UTFPR é a primeira e única universidade tecnológica do Brasil e está presente em todas as regiões do Paraná com campi instalados nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.
Com uma oferta 100% gratuita, a Universidade conta com programas e políticas de auxílio aos seus estudantes, através de editais de seleção para conceder apoios e bolsas, além de oportunidades para o desenvolvimento da carreira e de inovação junto à indústria.