As 116 unidades escolares de Maringá terão votação para eleger os diretores no dia 14 deste mês, das 7h às 18h30. O processo é previsto em lei e o mandato é de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois. Para a eleição ser validada, é necessário a participação de 50% mais um dos votantes.
Segundo a secretária de educação, Tania Corredato Periotto, a maior parte das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), terão novos candidatos, pois os que estavam já passaram pelos dois anos e foram reconduzidos para mais um mandato. “É importante que a comunidade, os pais ou representantes legais da criança compareçam na escola. É uma forma que a representatividade da criança ou da família também se mostrem presentes na vida escolar. A escola é o primeiro contato de vida social da criança, onde o fazer pedagógico, a aprendizagem e o desenvolvimento da criança precisam ter esses atores totalmente engrenados, trabalhando de forma cooperativa e colaborativa”, diz.
Ainda de acordo com ela, todo processo eleitoral dos diretores passa pela secretaria de educação. “Nós temos várias comissões, que vão desde a eleitoral, interna, especial e a paritária.”
Elisângela Oliveira de Mira é recepcionista e mãe de Enzo Luiz de Mira, de 7 anos. Ele estuda na Escola Municipal Professora Odette Âcantara Rosa. Para a recepcionista, a votação é importante, pois quando a direção é boa, a escola também vai ser, assim como a aprendizagem dos alunos. “O Enzo tem acompanhamento escolar e a direção tem ajudado bastante ele. Eu acompanho a educação escolar do meu filho, ainda mais que ele passa pela fonoaudióloga que a escola encaminhou.”