Prazo para solicitações de reaplicação do Encceja 2020 começa nesta segunda-feira

Ministério da Educação funda Programa Educação e Família

Foto: Agência Brasil

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Quem enfrentou dificuldades logísticas ou teve sintomas de doenças infectocontagiosas no último sábado (28) ou ontem, e não conseguiu fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 pode pedir a partir desta segunda-feira (30) até a próxima sexta-feira (3), a reaplicação da prova, por meio do site do Encceja.

A reaplicação ocorrerá nos dias 13 e 14 de outubro. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é preciso comprovar o motivo que levou a ausência e os casos serão investigados individualmente. A norma vale para indivíduos que apresentaram sintomas de coronavírus ou de outra doença infectocontagiosa prevista no edital, como coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola ou varicela.

Confirmação

No momento do pedido, o sujeito deverá inserir obrigatoriamente, documento legível que confirme a situação. É necessário constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código da Classificação Internacional de Doença (CID10), além da assinatura e da identificação do profissional que fez o diagnóstico, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde ou de órgão competente, assim como a data do atendimento. O documento precisa ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.

Os inscritos que confirmarem a circunstância e tiveram a solicitação aprovada vão participar da reaplicação do exame.

Dificuldades logísticas

No caso de pessoas que não puderam fazer a prova por dificuldades logísticas, é essencial que o contexto esteja enquadrado no edital do Encceja 2020. Desastres naturais ou falta de energia elétrica que atrapalharam a aplicação do exame, por exemplo, são alguns dos episódios que permitem o pedido. Nessas situações, o indivíduo deverá descrever o que aconteceu, por meio do sistema Encceja. O Inep também receberá documentos que comprovem o ocorrido e verificará cada caso.

Encceja

O Encceja é um exame atribuído a jovens e adultos que não terminaram os estudos na idade correta. Mais de 1,6 milhão de pessoas confirmaram a participação nesta edição de 2020. Dessas, 297.543 na da certificação para o ensino fundamental e 1.310.593, para o ensino médio. A reaplicação ocorrerá nos mesmos dias do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) 2020.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile