O Ministério da Educação (MEC) avisou ontem que o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 está preservado e não sofrerá impacto pela saída de servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão encarregado pela aplicação das provas. Anteriormente, 29 servidores pediram demissão dos cargos que ocupavam.
Segundo a pasta, as provas estão com a empresa que será responsável pela aplicação dos exames nos dias 21 e 28 deste mês. O Inep está acompanhando a situação para garantir a regularidade do exame, de acordo o MEC.
“Cabe esclarecer que os servidores colocaram à disposição os cargos em comissão ou funções comissionadas das quais são titulares, mas que continuam à disposição para exercer as atribuições dos cargos até o momento da publicação do ato no Diário Oficial da União”, disse o ministério.
Na semana passada, o Inep liberou o cartão de confirmação de inscrição. Está à disposição no cartão informações como número de inscrição, data, local, horário das provas e opção por atendimento especializado. O documento não é obrigatório, porém, o instituto aconselha que os estudantes levem o cartão nos dias de aplicação do exame.
Segundo o Inep, 3,1 milhões de inscritos devem fazer o Enem 2021, sendo que aproximadamente 3 milhões vão realizar provas impressas e 68,8 mil farão a modalidade digital. Os itens das duas versões de avaliação serão idênticos.