Na penúltima terça-feira (7) a Escola Municipal Jardim Primavera de Santa Fé fez o encerramento do projeto “Linda Língua Portuguesa” na Biblioteca Auditório Municipal Vereador Emílio Pedrazzani. Comandado pelo professor Sérgio Batista de Macedo para os 4º e 5º anos, o curso teve 13 aulas. Segundo ele, o principal intuito era fazer o aluno sentir-se parte do amplo universo de mais de 260 milhões de falantes do idioma lusitano pelo mundo. “Ao aprender assinar seu nome da forma correta, ele também se descobre parte de um universo infinito e assume sua responsabilidade em cuidar do nosso planeta que é a casa de todos”, diz o professor.
Ainda de acordo com Macedo, os assuntos trabalhados foram relacionados à língua portuguesa. “Nós estudamos desde a formação histórica de Portugal até a configuração da comunidade dos países que falam português, sempre procurando fazer o aluno questionar o porquê das coisas.”
Dessa maneira, foi apresentado aos alunos uma lista com conteúdos que foram trabalhados no decorrer do projeto e todos deveriam escolher um, para assim, realizarem um texto. “Eu mesmo classifiquei os seis textos melhores por cada turma e depois repassei para a equipe pedagógica da escola, que escolheu os três colocados. Desses três lugares por turma, a secretária de educação Conceição e a Márcia escolheram o vencedor para o quarto e quinto ano”, ressalta.
Para a secretária de educação Conceição Scandelai, o projeto trouxe bons resultados. “Queríamos atingir o objetivo de escrever corretamente, ler e entender o que estava escrito. Os alunos estavam escrevendo muito errado, nós assustamos quando vimos as provas que fazemos todo ano. Quando íamos corrigir essas provas, o nome deles vinha escrito errado, escreviam de letra minúscula, a parte da ortografia estava bem defasada.”
Sueli Romanato é professora do 5º B e participava das aulas junto com o professor. “Tinham muitas coisas que até eu mesma desconhecia. Quando é novidade, eles prestam mais atenção. Foi bem proveitoso, eles gostaram muito”, afirma.
Rosilaine Matias é costureira e mãe de Gabriel, que recebeu uma premiação pelo esforço e dedicação na vida escolar e no projeto, que mesmo diante de dificuldades, não desistiu. “O projeto estimula a língua portuguesa e a ter mais vontade de estudar. Com o projeto, é possível abrir caminhos para eles na leitura e no conhecimento. Meu filho teve que ficar ausente por um tempo da escola e mesmo assim estudou em casa”, relata.
Maria Eduarda de Lima Carvalho, de 11 anos, é aluna do 5ºC e ficou em primeiro lugar da turma. “Eu achei a ideia do projeto bem criativa, gostei muito, português é uma das minhas matérias prediletas. Aprendemos muitas coisas novas. Amei a experiência. Gostei de ficar em primeiro lugar, eu nunca tinha ficado. Quando subi no palco, peguei o papel e vi que estava escrito primeiro lugar, comecei a tremer de alegria. A sensação foi muito boa.”