Estudante é a primeira mulher a ocupar o 1º lugar geral no Vestibular da UTFPR

O Maringá

Estudante Manuela Daros Misurelli foi recebida no Gabinete da Reitoria da UTFPR no dia 14/01/2025/DIRCON

Manuela Daros Misurelli escolheu Engenharia de Computação, 2º curso mais concorrido da Universidade

Nesta terça-feira, dia 15, Manuela Daros Misurelli visitou o Gabinete da Reitoria da UTFPR, em Curitiba, para descobrir que foi a primeira colocada na classificação geral do Vestibular de Verão 2025 da Universidade. O anúncio foi feito pelo reitor Everton Lozano.

Logo na primeira vez em que prestou o vestibular, a estudante obteve a pontuação de 945 em 1.000 pontos possíveis para o bacharelado em Engenharia da Computação do Campus Curitiba. O curso foi uma das opções mais concorridas, com 32 candidatos por vaga. “Eu sabia que tinha ido bem, mas não esperava que fosse tão bem. Eu sentei, conversei com meus professores, conversei com meus pais e a gente decidiu que seria Engenharia de Computação e acho que vai ser um curso que eu vou gostar bastante”, explicou a estudante.

O reitor Everton Lozano parabenizou a nova caloura da UTFPR e destacou a importância de mulheres ocuparem espaço nas engenharias. “Que bom que é uma mulher no primeiro lugar, também em uma engenharia, que é geralmente uma área ocupada por homens. Nossos parabéns à Manuela e, por meio dela, dou as boas-vindas a todos os nossos calouros”, disse Lozano ao recepcionar a estudante.

“Os estudantes são a razão de existir de uma universidade. Por isso, é tão importante que eles se sintam acolhidos e que estejam sempre no centro das nossas decisões de gestão. O Vestibular UTFPR já está no calendário da educação paranaense e se consolidou como uma das principais portas de entrada para jovens talentos que desejam construir e transformar o seu futuro em uma instituição de excelência”, completa Lozano.

Ao longo do ensino básico, Manuela já tinha uma preferência pela área das Ciências Exatas, tendo participado de edições das Olimpíadas de Matemática. Para atingir a pontuação mais alta entre os mais de 7.800 participantes do Vestibular UTFPR, ela se dedicou aos estudos ao longo dos três anos finais do Ensino Médio. “Muita gente pensa que é só se dedicar no terceirão, mas na verdade eu estudei bastante ao longo de todo o Ensino Médio”.

Superação

Manuela foi à Reitoria da UTFPR, acompanhada da mãe, a arquiteta Cristiane Daros, que enfatizou a dedicação da filha ao longo da preparação para o vestibular. “Ela é uma pessoa comprometida e procura fazer com excelência tudo o que se propõe e sempre dar o seu melhor. Eu acho que esse é o diferencial. E o comprometimento dela. Hoje nós precisamos que os jovens se comprometam e eu sempre ensinei essa palavra para a Manuela e para mim é uma satisfação, eu tenho muito orgulho dela”, comemorou a mãe.

A estudante havia planejado prestar a edição de Inverno do Vestibular UTFPR. Mas, antes disso, o pai dela, José Carlos Misurelli Junior, faleceu em decorrência de um câncer. “Foi muito difícil pra gente. Eu ainda fico muito emocionada com isso, mas acho que ele estaria orgulhoso de mim se estivesse aqui”, conta. José Carlos era engenheiro químico de formação e foi estudante no curso Técnico em Eletrônica, em 1985, no período em que a UTFPR ainda era Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-PR).

Casa nova

O resultado do vestibular da UTFPR está disponível na página do processo seletivo. As matrículas online acontecem de 15 a 21 de janeiro.

Ao sair do Ensino Médio direto para o Ensino Superior, Manuela agora vai “trocar de casa”. “O Marista sempre foi minha casa, eu sempre me senti muito acolhida e, pela recepção que tive aqui hoje aqui na ‘UT’, sei que vai ser bom também”, falou a estudante.

Sair da versão mobile