Ganhando o Mundo tem inscrições abertas para estudantes da 1ª série do Ensino Médio

Ganhando o Mundo 2025

Maior edição do Ganhando o Mundo já estão com inscrições abertas - Foto: Lucas Fermin / SEED-PR

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A maior edição do Ganhando o Mundo (programa de intercâmbio), idealizado pelo Governo do Paraná, abriu disponibilidade de participação para 1.200 estudantes. As inscrições já estão abertas para a edição 2025 que inclui destinos como Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e pela primeira vez, a Irlanda.

Por meio da Secretaria de Educação (Seed-PR), os estudantes da 1ª série do Ensino Médio, tem até o dia 19 de abril para se inscreverem CLIQUE AQUI. Os jovens devem ter cursado do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em uma instituição estadual e ter idade entre 14 e 17 anos. O resultado da classificação deve ser divulgado no mês de maio.

Estudantes ficam aproximadamente seis meses fora do país – Foto: Lucas Fermin / SEED-PR

Funcionamento do intercâmbio

O intercambista permanece por um período letivo (aproximadamente seis meses) em instituições de ensino estrangeiras, tendo a oportunidade de aprimorar o repertório cultural e acadêmico; vivenciar a realidade de outros países; desenvolver a autonomia; aperfeiçoar o idioma estrangeiro e consolidar-se numa rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino.

Os custos de alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar, reuniões de orientação, assim como o curso preparatório de língua estrangeira, são custeados pela Secretaria. Os alunos também recebem um auxílio de R$ 800 mensais.

Canadá, Austrália e Irlanda são alguns dos destinos em janeiro de 2025 – Foto: Lucas Fermin / SEED-PR

Outros critérios para a participação

O acadêmico deve ter médias iguais ou superiores a 7,0 em cada disciplina no ano anterior, frequência igual ou superior a 85% em cada disciplina e participação em atividades extracurriculares e pontuação obtida no Programa Aluno Monitor.

Cada Município do Paraná vai ter uma vaga, além de outras 100 destinadas aos beneficiários do Bolsa Família e 701 vagas distribuídas conforme critérios da Seed conforme informações do edital VEJA AQUI.

Distribuição das vagas

Serão 200 alunos encaminhados para a Austrália, 500 para o Canadá, 150 para a Irlanda, 200 para a Nova Zelândia e 150 para o Reino Unido.

Lançamento

O Ganhando o Mundo foi criado em 2019 e mais tarde em 2022, 100 alunos foram enviados para o Canadá no começo do ano. Entre julho e outubro do mesmo ano, mais 100 estudantes viajaram para a Nova Zelândia. Na terceira edição 40 alunos viajaram para a França e no ano passado mais de mil alunos embarcaram para a Austrália, Canadá, Inglaterra, Nova Zelândia e Estados Unidos.

 

 

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile