O prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual de ensino que terminariam hoje, 29, foram prorrogadas. As vagas são destinadas a estudantes que já fazem parte da rede estadual e precisam confirmar ou ajustar sua vaga. Alunos que desejam ingressar no 6º ano do Ensino Fundamental, na 1ª série do Ensino Médio ou em cursos técnicos. Estudantes vindos de escolas privadas, federais, de outros estados ou que estão retomando os estudos, também podem se matricular.
O novo prazo anunciado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) vai agora, até o dia 6 de dezembro. A medida visa atender famílias que ainda não conseguiram regularizar a situação e garantir o acesso à educação para o ano letivo de 2025.
De acordo com o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, a extensão é uma forma de assegurar que nenhum estudante fique sem vaga. “A educação é um direito fundamental, e queremos garantir que todas as famílias tenham tempo suficiente para realizar o processo com tranquilidade. O sistema continuará funcionando de maneira prática e acessível, priorizando a agilidade e a segurança das informações”, afirmou.
O procedimento é realizado exclusivamente no formato online, por meio da ‘Área do Aluno’ no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria, solicitar mudança para até três instituições de preferência e escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável. O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.