Com 2.718 candidatos inscritos, o curso de Medicina é o mais concorrido do Vestibular de Verão 2025 da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A Comissão do Vestibular Unificado (CVU) divulgou, nesta sexta-feira, 3 outubro, os números relativos à concorrência.
De maneira geral, o processo seletivo registrou 9.056 inscrições, sendo 6.408 não cotistas e 2.648 cotistas. Os candidatos concorrem a 968 vagas, sendo 670 de ampla concorrência e 298 voltadas a políticas afirmativas.
Assim, o curso de graduação mais concorrido é Medicina, com 2.718 candidatos inscritos. A maior concorrência é do sistema de cotas sociais, com 516 candidatos por vaga; na ampla concorrência, são 388,28 candidatos por vaga. Odontologia teve a segunda maior concorrência, também por cotas sociais, com 69 candidatos por vaga; no sistema universal, são 37,5.
O curso de Engenharia de Software (anteriormente chamado de Informática) registrou concorrência de 55 candidatos por vagas pelo sistema de cotas sociais e 46,12 na ampla concorrência. A lista completa de cursos com a quantidade de inscritos, vagas e a concorrência registrada está disponível no site do vestibular.
A novidade para este vestibular é o curso de Nutrição, que registrou 17,21 candidatos por vaga de ampla concorrência e 26,5 pelo sistema de cotas sociais. A partir de agora, é possível acompanhar a situação da inscrição por meio do Menu do Candidato, no site ou no App Vestibular UEM. A prova está marcada para 2 de novembro.
A CVU também publicou o edital com inscrições homologadas (pagas dentro do prazo e isentas) para o Vestibular de Verão. O candidato que pagou a taxa de inscrição até a data limite (24 de setembro) e não teve sua inscrição homologada deve enviar pedido de reconsideração para o e-mail vestibular@uem.br, juntamente com o comprovante de pagamento, até terça-feira, 7.