Ministro da Educação visita Maringá pela primeira vez

Milton Ribeiro esteve na última sexta-feira (21) na cidade por meio de um convite vindo pelo deputado federal Ricardo Barros

Ministro da Educação visita Maringá pela primeira vez

Foto: Guto Dutra

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O ministro da educação Milton Ribeiro esteve presente na última sexta-feira (21) em Maringá a convite do deputado federal Ricardo Barros (PP/PR) para conversar com prefeitos e secretários municipais da região que pertence a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). No total são 30 prefeituras participantes.

O encontro foi realizado no Auditório Dona Etelvina, no bloco 7, do campus sede da UniCesumar.

O ministro Ribeiro ressaltou sobre a importância de retomar o lugar da escola pública, dando o lugar de destaque que merece. “Eu vim da academia e sei o valor da pesquisa. Estamos do lado da ciência e reforçamos que iremos movimentar mais e mais essa questão de verba para a educação.”

Segundo ele, é necessário apoiar todo e qualquer recurso de pesquisa para as universidades. “Acontece que o Brasil foi pego em uma pandemia e os recursos públicos advém dos impostos e tributos que a economia gera. Com o lockdown, fechamento e a falta de recursos, os impostos diminuíram e o gestor maior tem que escolher em aumentar e fazer pesquisas ou colocar comida no prato do brasileiro que está faminto”, afirma.

Para o presidente da Amusep, Rogério Bernardo, a vinda do ministro da educação é de extrema importância. “Demonstra a força da nossa região e a força política da nossa associação”, diz.

Conforme Bernardo, o evento realizado também foi relevante. “Principalmente para os técnicos que estão nos municípios no dia a dia mexendo com sistemas do FNDE.”

De acordo com o deputado federal Ricardo Barros as solicitações são na maioria  do âmbito mobiliário, escolar, equipamentos de tecnologia, creches, quadras cobertas, merenda escolar etc. “É uma reunião técnica de treinamento que mostra como fazer para conquistar esses recursos, ficando disponíveis para melhorias na educação”, ressalta.

Barros revela que as visitas começaram a serem feitas há pouco tempo devido a alteração do projeto das escolas e creches que foi modificada recentemente para utilização de energia elétrica, reutilização da água, instalação de ar condicionado. “Não haviam essas inovações no projeto anterior. Agora que o novo projeto ficou pronto, o FNDE e ministro começaram a rodar o Brasil fazendo várias visitas.” Com a reunião da última sexta-feira (21), esta é a décima visita realizada.

Retorno das aulas presenciais

O retorno das aulas presenciais depende de cada prefeito e governador, pois são eles que irão avaliar as questões sanitárias. Não há uma previsão que o Ministério da Educação possa afirmar com exatidão sobre a volta, somente depois que todos forem vacinados que haverá essa segurança.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile