Olímpiadas de Matemática das Escolas Estaduais entram na segunda etapa com 180 mil alunos

olimpiada de matematica

Educação terá mais vagas na Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais (OMAP) em 2024 - Foto: Felipe Barboza/Seed

Durante três dias, 180 mil alunos classificados na primeira etapa das Olímpiadas de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (OMAP) vão disputar via plataforma Quizzis de suas respectivas instituições a fase seguinte.

O início desta segunda etapa ocorre já nesta quarta-feira, 19, e vai até sexta-feira, 21, com estudantes de várias regiões.

As provas terão 12 questões, duração de duas horas e classificarão os alunos para a 3ª fase do processo, prevista para os dias 30 e 31 de julho, quando 9 mil alunos deverão concorrer.

“Em 2023, tivemos 123 alunos da rede competindo em nível nacional. Dada a forte presença do Estado na competição, conseguimos, neste ano, ampliar o número de participantes para o evento em quase 30 novas vagas”, explica o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

Realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a olímpiada possui quatro fases classificatórias (três online e uma presencial) e oferece aos finalistas medalhas de ouro e um curso de aprofundamento no aprendizado de Matemática, que está previsto para acontecer entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, em Foz do Iguaçu.

A imersão, capacitará os estudantes a concorrerem nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática (OBM), em 2025.

Sair da versão mobile