Ao som do coral da Escola Municipal Diderot Alves da Rocha Loures, movido por vozes dos alunos que se apresentaram ao público, Maringá recebeu da Associação Nacional da Indústria da Música (Anafima), no início da tarde desta segunda-feira, 25 agosto, o título de “Cidade Amiga da Música”.
A entrega da placa alusiva ocorreu no auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal, nas mãos do prefeito Silvio Barros, do secretário de Cultura Tiago Valenciano e da secretária de Educação Adriana Palmieri.
A homenagem é referente a participação ativa do município na maior celebração musical do mundo, o ‘Make Music Day’, que reúne atividades em todas as 117 unidades escolares e também para a comunidade. Maior celebração musical do mundo, o ‘Make Music Day’ é realizado anualmente em mais de 2 mil cidades de 120 países no dia 21 de junho. A ação em Maringá, que reúne todas as unidades escolares da rede municipal de ensino, é referência nacional e mundial.
Não à toa, o coral com as crianças abriu o evento no Hélio Moreira, dando uma palhinha do que foi ‘Make Music Day’ na Cidade Canção, que teve ações no ambiente escolar (atividades musicais e apresentações) e uma tarde dedicada a shows gratuitos no estacionamento ao lado do Terminal Urbano, com participação de artistas locais.
Assim, em Maringá o ‘Make Music Day’ foi realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), junto da pasta de Educação. Além da parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Anafima, esta que é a coordenadora nacional dessa ação coletiva em prol da cultura.
Parabenizando a presença dos alunos da Escola Diderot, a secretária Palmieri observou que esse contato com a música poderia ser replicado em mais estabelecimentos de ensino da cidade, ampliando também para outras formas artísticas. “A educação só se faz se tiver cidadãos que pensem na sua cultura”, disse em seu pronunciamento.
Por sua vez, Tiago Valenciano agradeceu a Secretaria de Educação pela parceria no ‘Make Music Day’ e destacou que a inicialização musical com crianças possibilita o surgimento de bons músicos futuramente. “Quero que as pessoas possam aproveitar mais da arte boa, que é música. E criar histórias, criando a capacidade de se emocionar”, dando a si mesmo como exemplo de alguém que se envolveu muito cedo no meio e trabalhou nessa área.
Maringá identificada como a cidade da música
Fechando o cerimonial, o prefeito Silvio Barros mencionou o papel importante de Ronaldo Marques em realizar o projeto musical na Cidade Canção, que vem batalhando pelo ‘Make Music Day’ em Maringá.
Barros também enumerou os diversos fatores positivos atrelados à música: aliança na saúde mental, relação intrínseca com a matemática, estímulo à atividade cultural, incremento à economia, entre outros. “Vamos fazer com que Maringá seja identificada como a cidade da música”, destacando a transformação do município.
Inclusive, o prefeito adiantou que a música será um dos atrativos do Natal na cidade. “A gente vai levar a música para o Natal em várias apresentações no Centro Comercial em frente da Praça Raposo Tavares”, citando os três andares desse famoso edifício maringaense que vão se transformar no “Palácio Avenida” de Maringá.
Coral
Os alunos do Coral Harmonia, da Escola Municipal Diderot Alves da Rocha Loures, realizaram apresentações musicais durante o evento. “Com o coral, nosso objetivo é fomentar o surgimento de pequenos artistas que serão o futuro da nossa Cidade Canção. A ideia é que, desde pequenos, nossos alunos tenham contato com a cultura e sintam-se preparados para estar nestes espaços de apresentação cultural”, explica a professora regente do coral, Laiana Moraes.
O vereador Uilian da Farmácia participou do evento representando a Câmara dos Vereadores de Maringá e destacou a importância da música. “Precisamos levar a música aos bairros e espalhar para as nossas crianças maringaenses”, disse.
Presenças
Também participaram da cerimônia, a vice-prefeita Sandra Jacovós; a primeira-dama e presidente do Pra Somar, Bernadete Barros; secretários municipais; a vereadora Akemi Nishimori, entre outras autoridades.