Veja os fatores que mantiveram o Paraná número 1 em educação no Brasil

Ampliação de vagas, conectividade nas escolas, investimentos em infraestrutura, capacitação são alguns pontos fundamentais na educação nº1 do Brasil - Foto: Gabriel Rosa/AEN

A educação é fundamental para a sociedade e ainda tem muito o que melhorar em todo o país. Na contramão, o Paraná tem se destacado, principalmente nos últimos anos, pelo investimento acima da média e tem colhido bons frutos, indicando que a verba está sendo bem aplicada.

Ampliação de vagas, conectividade nas escolas, investimentos em infraestrutura, capacitação e programas educacionais figuram entre os principais esforços da Secretaria de Estado da Educação (Seed) que levaram o Paraná a se manter no topo da educação brasileira. O Estado atingiu este ano, mais uma vez, o melhor desempenho do País no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Em 2024, foram investidos R$ 10 bilhões na educação, números que superam as exigências constitucionais para a educação (25%), atingindo 30% do total. No primeiro semestre, o Estado investiu em tecnologia, reformas e construção de novas escolas, além da aquisição de equipamentos. A Secretaria também recebeu R$ 7,94 bilhões para custeio de serviços, salários e programas de benefícios aos alunos, entre outras despesas.

Entre 2021 e 2023, o Paraná elevou sua nota no Ideb do ensino médio, de 4,8 para 4,9 pontos, considerando escolas públicas estaduais, privadas e institutos federais. Com isso, o estado manteve-se na liderança nacional, à frente de Goiás e Espírito Santo, ambos com nota 4,8. A média nacional no período foi de 4,3. Já nos anos finais do ensino fundamental, do 6.º ao 9.º ano, o Estado obteve 5,5 pontos, superando a média nacional de 5 pontos.

Sair da versão mobile