Equipes de fiscalização da Fundação Procon-SP realizaram entre os dias 2 e 20 de dezembro a Operação Natal, visitando 521 estabelecimentos comerciais na capital, no interior e no litoral paulista. E foram encontradas irregularidades em 254 desses locais.
Na capital foram fiscalizados 220 estabelecimentos e em 86 deles (39%) havia alguma irregularidade em relação a precificação (produtos sem informação de preço, com preços não voltados ao público consumidor) e informação (não está em língua portuguesa, falta de origem, entre outros dados).
LEIA TAMBÉM: Procon-SP alerta consumidores sobre cuidados na compra de pacotes de viagem nas férias
Já no interior e litoral, os fiscais visitaram 301 estabelecimentos, encontrando alguma irregularidade em 168 deles (55,81%). Os principais problemas constados foram: inadequação da informação de preço (falta clareza, ostensividade, precisão); falta de informação do preço à vista e inadequação da informação de prazo de validade ou validade vencida.
As ações foram feitas pela diretoria de Fiscalização do Procon-SP na capital e pelos núcleos regionais do órgão em Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.
Fonte: Agência SP de Notícias – Leia Mais em:
Jornal O Maringá