Andrii Melnyk reuniu-se com o diretor jurídico, Luiz Fernando Delazari, e plantou uma árvore no Bosque dos Visitantes
O embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, esteve nesta segunda-feira (16) em Foz do Iguaçu (PR) para cumprir uma série de compromissos, incluindo uma visita à Itaipu. Recebido no Centro de Recepção de Visitantes (CRV), Melnyk fez um tour panorâmico e explorou o interior da Usina.
Foi a primeira visita de Melnyk à Itaipu, e ele expressou admiração pela grandiosidade do projeto. “É uma obra impressionante, que nos faz refletir sobre a capacidade da humanidade. Quando decidimos construir algo dessa magnitude, é possível realizar grandes feitos”, afirmou. “Serve de inspiração para outros países, especialmente a Ucrânia, onde a hidreletricidade é a segunda maior fonte de energia, depois da energia nuclear.”
Após o tour, o embaixador se reuniu com o diretor jurídico da Itaipu, Luiz Fernando Delazari. “Foi uma honra receber o embaixador Melnyk, um momento de troca de experiências e de reafirmação de nossa solidariedade à Ucrânia em meio ao conflito que o país enfrenta”, comentou Delazari.
Durante a visita, Melnyk plantou uma muda de jabuticaba (Plinia peruviana) no Bosque dos Visitantes, declarando-a como sua árvore preferida no Brasil. “Cada árvore plantada é um símbolo de esperança. Mesmo em meio à guerra, a vida continua, e nós continuamos construindo, apesar das destruições,” refletiu o embaixador.