A secretária Sônia Medeiros participou do evento que teve como objeto de debate os direitos da mulher em situação de violência e familiar
A Secretaria Municipal de Política para as Mulheres de Londrina esteve representada no Encontro de Mobilização pelos Direitos da Mulher, realizado em Maringá. Participaram do evento, ocorrido nos dias 13 e 14 de novembro, a secretária Sônia Medeiros, acompanhada da Conselheira dos Direitos da Mulher e vice Presidente da “Associação Nós, do Poder Rosa” Francisca Ventura e pela magistrada da Vara Maria da Penha Dra. Zilda Romero. O encontro foi promovido pela Coordenadoria Estadual da Mulher em situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJU) e a Prefeitura de Maringá, através da Secretaria Municipal da Mulher.
Sônia Medeiros integrou duas mesas de debate no evento: Aplicabilidade da Lei Maria da Penha e Apresentação Patrulha Maria da Penha. Segundo ela, o encontro foi positivo. “Meu olhar durante o encontro me levou a concluir que as mensagens propostas através dos objetivos, bem como da finalidade da atividade, alcançaram as metas traçadas, de abordar e discutir temas referentes aos direitos da mulher”.
De acordo com a desembargadora do TJPR, Denise Kruger Pereira, o objetivo maior da mobilização foi o de discutir amplamente os direitos da mulher em situação de violência doméstica e familiar e, ao mesmo tempo, enfocar a necessidade da formação de uma Rede de Enfrentamento a Violência contra as Mulheres com profissionais preparados e capacitados para os primeiros atendimentos às mulheres fragilizadas pelas situações de violência no ambiente familiar.
Os principais temas tratados foram Tráfico de Mulheres, Aplicabilidade da Lei Maria da Penha, Atendimento aos Autores de Violência Doméstica, Feminicídio, Ações de enfrentamento à violência Contra a Mulher no Paraná, Patrulha Maria da Penha e apresentação do projeto Botão do Pânico.
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá