O Governo de São Paulo inaugurou 15 novas unidades da Casa da Mulher Paulista em 2024, ampliando a rede de apoio às mulheres em situação de violência ou vulnerabilidade. Com o objetivo de oferecer atendimento integral e especializado, as Casas da Mulher Paulista possuem serviços de acolhimento, orientação jurídica, apoio psicológico e assistência social, contribuindo para a proteção das mulheres em diversas regiões do estado.
As novas unidades, inauguradas ao longo deste ano, fizeram parte de uma estratégia do governo paulista para fortalecer a rede de proteção às mulheres, garantindo acesso a serviços essenciais em um ambiente seguro e acolhedor. As políticas públicas ganharam visibilidade com o lançamento, em março, do movimento SP Por Todas.
As Casas da Mulher Paulista funcionam como centros de referência, onde as mulheres encontraram apoio para superar situações de violência, contando com uma equipe multidisciplinar preparada para orientá-las em diversas áreas. Hoje, são 18 espalhadas pelo estado.
“A inauguração dessas 15 novas unidades foi um passo importante na construção de uma rede de proteção robusta e acessível para todas as mulheres do nosso estado. A Casa da Mulher Paulista é um espaço dedicado ao acolhimento e à transformação da vida de mulheres em situação de vulnerabilidade. Trabalhamos para garantir que todas as mulheres pudessem buscar ajuda de forma segura e ter seus direitos protegidos”, afirmou Valéria Bolsonaro, Secretária de Políticas para a Mulher.
As novas unidades estão localizadas em Ribeirão Corrente, Águas da Prata, Cristais Paulista, São Bento do Sapucaí, Araçatuba, Santa Fé do Sul, Araraquara, Ferraz de Vasconcelos, Votorantim, Espírito Santo do Pinhal, Bebedouro, Jarinu, Boituva, Francisco Morato e São Bernardo do Campo.
Além dos serviços de acolhimento e suporte, as Casas da Mulher Paulista oferecem apoio psicológico, com psicólogos treinados para lidar com casos de violência doméstica, além de orientação jurídica para auxiliar as mulheres a buscarem medidas protetivas e formalizarem denúncias. A parceria com o sistema de justiça permite que as mulheres sejam encaminhadas para outras redes de apoio, caso necessário, de forma rápida e eficaz.
SP Por Todas
O SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira que viabiliza serviços exclusivos para elas. Essas frentes estão nos pilares da gestão e incluem novas soluções lançadas desde março de 2024, como o aplicativo SP Mulher Segura que conecta a polícia de forma direta e ágil caso o agressor se aproxime; a criação de novas salas da Delegacia da Defesa da Mulher 24 horas.
São Paulo São Todos na Direção Certa
Em 2024, a administração estadual trabalhou para trilhar um caminho que garante mais investimentos para gerar oportunidades, fomentar a prosperidade e garantir mais dignidade para as pessoas. O Governo de SP vem se tornando mais eficiente ao seguir as diretrizes do plano SP na Direção Certa, focado em medidas de equilíbrio fiscal e modernização do estado.
São Paulo atingiu maior marca dos últimos 25 anos em leilões, com recorde de R$ 340 bilhões em investimentos para escola, estradas, trilhos e saneamento desde o início da gestão. Destaque para a histórica desestatização da Sabesp, que antecipa em 4 anos a universalização de água e esgoto em benefício de milhões de paulista e para o TIC Campinas, que após 20 anos de espera está se tornando realidade. Na saúde, foram em média 3,2 mil cirurgias diárias, com redução na espera em até 82,6% para especialidades como reparadora de mamas e do aparelho circulatório. A educação facilitou a entrada dos estudantes no ensino superior com 30 mil vagas no Provão Paulista.
Na segurança, o efetivo foi reforçado com 7,8 mil novos policiais em 2024, maior crescimento dos últimos 14 anos. O movimento SP Por Todas integrou políticas públicas para saúde, segurança e independência da mulher pela 1ª vez. O Casa Paulista, maior programa habitacional de SP, entregou mais de 50 mil casas. Com o apoio do Governo de São Paulo, o agro paulista se consolidou como o maior exportador do Brasil e liberou cerca de meio bilhão em crédito.
O Metrô da capital atingiu o maior investimento em 50 anos com quatro obras de construção e expansão simultâneas. No Desenvolvimento Social, o Bom Prato serviu 3,2 milhões de refeições por mês, com abertura de 20 novas unidades. O turismo recebeu o maior aporte em créditos do país: R$ 2 bilhões. E na Cultura, destaque para o CULTSP PRO, maior programa de formação e qualificação voltado ao setor cultural do Brasil, o maior programa de formação e qualificação do setor cultural e criativo do país.
Veja mais dados do balanço em https://www.spsaotodosnadirecaocerta.sp.gov.br/
Fonte: Agência SP de Notícias – Leia Mais em:
Jornal O Maringá