Instituto Roberto Miranda de Londrina foi campeão invicto, e volta suas atenções para a Copa Brasil
A equipe de goalball londrinense do Instituto Roberto Miranda (IRM) foi campeã da 1ª Copa Paraná da modalidade, no naipe masculino. O torneio foi disputado entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro no ginásio da Universidade Paranaense (UNIPAR), na cidade de Francisco Beltrão, sudoeste do Estado. A equipe recebe incentivo da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE).
O campeonato contou com dez equipes paranaenses, seis masculinas (Londrina, Capanema, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava e Maringá) e quatro femininas (Curitiba, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Guarapuava), com um total de 85 atletas. Além disso, o campeonato contou com um curso de capacitação para árbitros de goalball, para aumentar o número de profissionais na área.
O IRM fez quatro jogos no torneio e venceu todos, marcou 44 gols e sofreu 11, além de ter o artilheiro da competição, o atleta Antonio Souza, que marcou 21 gols. Na estreia a equipe enfrentou o time de Guarapuava e venceu por 11×1. No segundo jogo os londrinenses enfrentaram os donos da casa, Francisco Beltrão, e ganharam por 10×0. A semifinal marcou o jogo mais equilibrado, 7×4 contra Maringá. Já na final, o time sagrou-se campeão vencendo o Foz do Iguaçu por 16×7.
De acordo com o técnico da equipe, Marcio Rafael da Silva, o título foi um teste muito importante para a Copa Brasil de Goalball. “Nós tínhamos em mente usar o torneio para se preparar para a Copa Brasil, que vamos disputar em novembro, em São Paulo. Claro que é importante ganhar um torneio oficial aqui no Paraná, mas usamos o campeonato para ver o que temos que melhorar para disputar o principal campeonato nacional da modalidade”, afirmou.
O evento foi organizado pela Federação Paranaense de Desportos para Deficientes Visuais e pela Prefeitura de Francisco Beltrão. A equipe de Goalball do IRM conta com patrocínio da Almeida Mercados e Unifil.
Copa Brasil – O Instituto Roberto Miranda conseguiu a vaga para o certame nacional após ser campeão da etapa classificatória regional Sul, que ocorreu entre os dias 20 e 22 de abril, em Foz do Iguaçu, contra três equipes do Paraná (ADEA, ADEVIFOZ e AMACAP),três de Santa Catarina (ACESA, APADAVIX e APESBLU) e uma do Rio Grande do Sul (ACERGS). A equipe venceu os cinco jogos que disputou no torneio, marcando 55 gols, e venceu o AMACAP de Maringá na final por 7×5.
O torneio nacional ocorre entre os dias 13 e 18 de novembro, no Centro de Tratamento Paralímpico, em São Paulo. Além do IRM e do AMACAP, classificados pela regional Sul, disputam o certame as equipes do SANTOS-SP, SESI-SP, APADV-SP, LMC-SP, APACE-PB, IERC-RN, CEIBC-RJ, URECE-RJ, UNIACE-DF e RDM-DF. Na última Copa Brasil, a equipe caiu na primeira fase após perder os três jogos.
O treinador da equipe disse ainda que o incentivo que o FEIPE oferece é fundamental para a continuação dos trabalhos. “Ter um incentivo como esse é de uma importância primordial. Sem esse dinheiro não daria para fazer uma equipe competitiva, disputar esses campeonatos, comprar equipamentos para treinar, é uma grande ajuda”, destacou Silva.
Goalball – Cada equipe possui três titulares e três reservas, e os jogadores tem a função de defender e atacar. A quadra tem a mesma dimensão da de vôlei, o gol possui 9 metros de largura por 1,3 m de altura e bola é semelhante a de basquete, pesa 1,250 kg e possui guizos para que os jogadores saibam a direção. Cada partida tem dois tempos de 12 minutos e vence quem fizer mais gols. É necessário silêncio absoluto durante a partida, pois os atletas precisam estar atentos ao som e movimento da bola. É permitida a prática de atletas com deficiência visual e baixa visão, por isso, todos ficam vendados para ter igualdade durante o jogo.
Foto: Divulgação
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo
O Maringá