Embora ninguém queira admitir abertamente, a Copa América que a Argentina conquistou na noite deste domingo, 14, ao derrotar a Colômibia por 1 a 0 na prorrogação, foi a última grande competição dos dois mais importante nomes do futebol argentino nos últimos anos, Lionel Messi e Di Maria, ambos nascidos na cidade de Rosário, na Província de Santa Fé. Di Maria, com 36 anos, se despediu da seleção e Messi, que terá 39 anos na Copa do Mundo de 2026, dificilmente será convocado.
A vitória no Hard Rock Stadium, em Miami, trouxe aos argentinos o 16º título do torneio, o segundo na ‘era Messi’.
No quesito entrega, os colombianos pareciam um mais ligados que os argentinos, mas não o suficiente para elevar a temperatura da partida. Colômbia apresentou algumas qualidades e desenvolveu lances interessantes que passavam pelos pés de nomes como Richard Ríos, Jhon Arías, James Rodríguez e Santiago Aríaz, jogadores que atuam no futebol brasileiro por Palmeiras, Fluminense, São Paulo e Bahia, respectivamente.
Do lado argentino, pouco se criou e ainda houve apreensão quando Messi caiu da linha de fundo, com dores, mas ele se levantou e continuou na partida.
Mas, nenhum dos dois finalistas da Copa América conseguia vencer a defesa adversária e assim a partida foi para uma prorrogação de dois tempos de 15 minutos.
Próximo ao final do segundo tempo da prorrogação, brilhou a estrela de Lautaro Martínez, artilheiro da competição com 5 gols. Ele recebeu um passe de longa distância, correu mais do que o zagueiro e tocou na saída do goleiro. Foi o gol que fez da Argentina o maior ganhador da Copa América.
Confusão marca a decisão
Antes de a bola rolar no gramado do Hard Rock Stadium, um cenário caótico fora do estádio atrasou o jogo em quase uma hora e meia. Pessoas passando mal, outras derrubadas no chão e um bom número em confronto com a polícia.
Foram essas as cenas vistas ao redor e nas entradas do Hard Rock Stadium antes da partida, como consequência da tentativa de invasão ao estádio feita por torcedores sem ingressos. De acordo com a organização, mais de mil pessoas tentaram invadir o local. Até o sistema de ventilação da arena foi utilizado como forma de tentar ter acesso a parte interna.
ARGENTINA X COLÔMBIA
- ARGENTINA – Emiliano Martínez; Montiel (Molina), Cristian Romero, Lisandro Martínez e Tagliafico; De Paul, Enzo Fernández (Lo Celso), Di María e Mac Allister (Paredes); Messi (Nicolas Gonzáles) e Julián Álvarez (Lautaro Martínez). Técnico: Lionel Scaloni.
- COLÔMBIA – Camilo Vargas; Santiago Arias, Davinson Sánchez, Carlos Cuesta e Mojica; Richard Ríos (Castaño), Lerma (Mateus Uribe), Arias (Carrascal) e James Rodríguez (Quintero); Luis Díaz (Borja) e Córdoba (Borré). Técnico: Néstor Lorenzo.
- GOLS -Lautaro Martínez, aos seis minutos do segundo tempo da prorrogação.
- ÁRBITRO – Raphael Claus (BRA).
- CARTÕES AMARELOS – Córdoba.
- RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.
- LOCAL – Hard Rock Stadium, em Miami (EUA).
Veja também