Aruko é eliminado com goleada, mas se garante na elite do futebol do Paraná

operario goleia o aruko mario martins

O Operário foi soberano desde o início e fez 2 a 0 ainda no primeiro tempo Foto: Mário Martins

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Dando-se ao luxo de jogar pelo empate para, mesmo assim, evoluir para as semifinais do Campeonato Paranaense, o Operário Ferroviário de Ponta Grossa sobrou em campo neste domingo, 12, no Estádio Germano Krüger, em Vila Oficinas, quando recebeu o Aruko para o jogo da volta das quartas de final. Impôs o ritmo que queria jogar e derrotou o Samurai de Maringá por 3 a 0. No agregado, o time do técnico Rafael Guanaes fechou as quartas de final com placar de 5×1 – no jogo de ida venceu por 2×1 no Willie Davids no domingo anterior. Sávio e Felipe Augusto (no primeiro tempo) e Raphael Lucas (segunda etapa), marcaram para o alvinegro. O Fantasma vai enfrentar o Cascavel na semifinal.

Pela classificação à semifinal, o time de Rafael Guanaes garante vaga à Copa do Brasil, em 2024.

 

Apesar da derrota, o técnico do Aruko, Rafael Andrade, e seus comandados ainda tiveram o que comemorar. Equipe caçula na elite do futebol paranaense, o Samurai deixou para traz muitas equipes antigas, chegou às quartas de final e fez bonito, apesar da diferença de orçamento na comparação com as demais equipes que chegaram até as quartas. A caçulinha da Divisão Especial fez o dever de casa suficientemente bem para continuar na elite na próxima temporada.

 

Soberano desde o início

 

O Fantasma de Vila Oficinas mostrou sua superioridade desde o primeiro minuto de jogo, deixando claro o porquê é o vice-lider do Paranaense neste ano. Com um futebol de transição e muita velocidade não teve dificuldades em impor derrota ao time maringaense. A cada 3 minutos, em média, o time comandado pelo técnico Rafael Guanaes atacava com perigo, demonstrando uma grande superioridade.

O Aruko buscou uma reação, mas o Operário ditou o ritmo de jogo que lhe interessava    Foto: Rafael Felipe

O primeiro gol saiu aos 8 minutos, numa jogada coletiva em que tudo deu certo. Os jogadores alvinegros envolveram os maringaenses com toques precisos e rolaram a bola para o lateral direito Sávio que, na risca frontal da grande área, mandou para os fundos da rede Jeferson.

 

A superioridade técnica, marcante pelo entrosamento e agrupamento dos setores, levou o Fantasma ao segundo gol aos 33 minutos. Um dos destaques do jogo, o atacante Felipe Augusto progrediu pelo lado direito, cortou para o meio em direção à grande área e chutou forte no canto esquerde Jeferson.

 

O Operário finalizou 10 vezes e o Aruko apenas duas nos 50 minutos iniciais de partida. O time alvinegro criou pelos menos outras três chances de gols, mas as finalizações não foram perfeitas. O adversário, sempre frágil no setor ofensivo, possibilitou pouco trabalho ao goleiro Rafael Santos.

Mesmo com a vantagem construída no primeiro tempo, o Operário não se acomodou na etapa complementar, mantendo o mesmo ritmo de jogo. O goleiro Jefferson teve que trabalhar muiito para evitar uma goleada. A pressão do Operário era forte e o terceiro gol saiu aos 20 minutos. Ferreira cruzou do lado esquerdo e a bola encontrou a cabeça do centroavante Raphael Lucas, indo para o fundo das redes.

 

Com o resultado, o Operário vai enfrentar o Cascavel, que empatou com o Coritiba, no sábado, 11, no Couto Pereira. O primeiro jogo será no Estário Regional de Cascavel no próximo domingo, 19. A partida de volta será no Germano Krüger no dia 26.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile