O Atlético MG bateu o Botafogo no domingo (17) fora de casa, no Engenhão, por 1×0 pela 17º rodada do campeonato brasileiro.
Com a vitória, o Galo avança da sexta colocação para líder com campeonato. O clube espera o jogo do vice líder Palmeiras, que enfrenta o Cuiabá nesta segunda (18). Caso o time paulista vença o confronto diante o Cuiabá, retornará á liderança.
Ambas as equipes tiveram eliminações pela Copa do Brasil durante a semana e buscavam a recuperação. O Galo assumiu o controle das ações desde o início, enquanto o Botafogo investia nos contragolpes. No começo da partida, o Atlético chegou a ter um pênalti marcado a seu favor por toque de mão do zagueiro Philipe Sampaio dentro da área, mas após consulta ao VAR o árbitro Raphael Claus anulou a marcação.
O Galo teve grande chance quando Zaracho acertou o travessão em cabeçada. Já o Botafogo levou perigo em falta cobrada por Lucas Fernandes e em jogada de Erison que Mariano desviou para fora.
Na segunda etapa, o domínio atleticano se acentuou. Nacho Fernández perdeu gol inacreditável de frente para a meta adversária, finalizando para fora. Porém, aos nove minutos o placar foi aberto: Zaracho recuperou bola perdida já na área do Botafogo e, contando com uma dose de sorte, levantou a bola na área pelo lado esquerdo e acabou encobrindo o goleiro Douglas Borges.
Zaracho abriu o placar para o Galo aos 9’ minutos do segundo tempo. O meia cobrou a falta vindo da esquerda, que encobriu e venceu o goleiro Douglas Borges.
Na próxima rodada, o Botafogo visita o Santos na Vila Belmiro, na quarta-feira (20). A equipe vem pressionada pelos maus resultados: somando Brasileiro e Copa do Brasil, a equipe acumula nove derrotas nos últimos doze jogos. Já o Galo entra em campo no dia seguinte, quando encara o Cuiabá na Arena Pantanal.