Endrick faz história e Brasil derrota Inglaterra, em Wembley, na estreia de Dorival Júnior

estreia de dorival júnior

Endrick saiu do banco para mostrar a que veio Foto: Carl Recine/Reuters

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A seleção da Inglaterra aprendeu da pior maneira que a seleção de Dorival Júnior é muito diferente da seleção de Fernando Diniz, aquela que perdeu os últimos três jogos até então para times da América doSul. Neste sábado, 23, na estreia de Dorival, como novo técnico da seleção, o Brasil venceu por 1 a 0 a Inglaterra, em Wembley, em amistoso internacional.

A equipe Inglesa, melhor organizada e com visível superioridade técnica, encontrou uma seleção brasileira com disposição para igualar o bom nível tático dos donos da casa, e acabou sendo premiada com a vitória, que veio dos pés de Endrick. O atacante do Palmeiras, de 17 anos, saiu do banco de reservas e, em lance de oportunismo, abriu o placar no segundo tempo.

O Brasil volta a campo na terça-feira, dia 25, para enfrentar a Espanha, em Madri.

 

Uma seleção de estreantes

Dos 11 jogadores escalados por Dorival Júnior para começar a partida, cinco entraram em campo pela primeira com a camisa da seleção brasileira, entre eles o goleiro Bento, do Athletico Paranaense; os zagueiros Fabrício Bruno e Lucas Beraldo, o lateral-esquerdo Wendell, e o volante João Gomes.

Talvez pelo fato de ter tantos estreantes o Brasil mostrou desentrosamento e passou todo o primeiro tempo domingo e pressionado pelos ingleses.

Por pouco Vini Jr não abre o placar no primeiro tempo Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Uma das melhores notícias para o Brasil na etapa inicial foi Lucas Paquetá, que retorna depois de ficar fora por causa de investigação por suposta participação em esquema de apostas. O jogador do West Ham, deu dinamismo e lucidez ao meio-campo, criando lances importantes de contra-ataque e colocando uma bola na trave. Vini Jr. e Rodrygo, se movimentaram bastante e ligaram sinal de alerta da defesa inglesa com ariscas jogadas individuais, mas perderam duas grandes chances de colocar a seleção à frente do placar. Raphinha, sumido no jogo, foi o ponto baixo.

Conforme o relógio foi passando, ambos os técnicos aproveitaram para fazer testes e mexeram bastante nas equipes. Dorival tirou Paquetá e Rodrygo, dois dos melhores jogadores do Brasil na partida, mas Andreas Pereira e Endrick mantiveram o nível e protagonizaram o lance da vitória. O meia ex-Flamengo e atualmente no Fulham deixou Vini Jr na cara do gol, e a joia de 17 anos do Palmeiras aproveitou o rebote para mandar para as redes e fazer o seu primeiro gol com a camisa da seleção brasileira, aos 37 minutos do segundo tempo. Nos últimos minutos, Dorival ainda promoveu as estreias de Pablo Maia, do São Paulo, e Savinho, do Girona, e o Brasil focou na marcação para manter o resultado positivo até o fim.

 

Ficha Técnica

 

INGLATERRA 0 X 1 BRASIL

INGLATERRA – Pickford; Walker (Konsa), Stones, Maguire (Dunk) e Chilwell (Joe Gomez); Rice, Gallagher (Rashford) e Bellingham (Bowen); Foden, Watkins e Gordon (Mainoo). Técnico: Gareth Southgate.

BRASIL – Bento; Danilo, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Wendell (Bremer); Bruno Guimarães (Douglas Luiz), João Gomes e Lucas Paquetá (Andreas Pereira); Raphinha (Savinho), Rodrygo (Endrick) e Vini Jr. (Pablo Maia). Técnico: Dorival Junior.

ÁRBITRO – Artur Soares Dias (Portugal)

GOLS – Endrick, aos 37 do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Bellingham (Inglaterra); Lucas Paquetá (Brasil)

PÚBLICO – 83.664

LOCAL – Wembley, na Inglaterra.

 

Veja também

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile