Câmara de Vereadores de Maringá concede título de Mérito Comunitário ao treinador Jorge Castilho

Mérito Comunitário foi concedido ao profissional na sessão ordinária da Casa de Leis nesta quinta-feira, por sugestão do edil Delegado Luiz Alves

castilho110424

HONRARIA Delegado Luiz Alves, Jorge Castilho e João Vitor Mazzer, presidente do Maringá FC. Foto: Assessoria/Câmara de Vereadores.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Mérito Comunitário foi concedido ao profissional na sessão ordinária da Casa de Leis nesta quinta-feira, por sugestão do edil Delegado Luiz Alves

 

Da Editoria de Esportes

esportes@omaringa.com.br

 

Vice-campeão estadual do Campeonato Paranaense comandando o Maringá FC, o técnico Jorge Castilho foi agraciado com o título de Mérito Comunitário, pela Câmara de Vereadores de Maringá, em projeto apresentado pelo vereador Delegado Luiz Alves. A justa homenagem foi pauta da sessão ordinária desta quinta-feira (11) e teve a presença de familiares do profissional, esposa e duas filhas, do presidente do Maringá FC, além de dirigentes ligados ao clube.

Jorge Castilho é exemplo de êxito no futebol profissional da cidade. Chegou em 2020 como auxiliar da comissão técnica do MFC. Assumiu a condição de orientador principal e elevou a equipe ao acesso do Campeonato Estadual no ano seguinte. Em 2022 chegou à condição de finalista, perdendo o título diante do Coritiba. Na temporada passada, foi semifinalista e neste 2024 decidiu o título a temporada com o Athletico-PR.

Por duas vezes disputo a Copa do Brasil. Na primeira delas, em 2023, atingiu a terceira fase quando duelou com o Flamengo. Obteve épico resultado ao abater o Rubro-Negro no Estádio Willie Davids, por 2 a 0, mas sucumbiu na partida de volta quando perdeu por 8 a 2 para o então campeão da Copa Libertadores. Na atual temporada, passou pela primeira fase triunfando sobre o América-MG, mas caiu no jogo seguinte diante do Amazona, por 0 1.

Alvo de propostas de outros clubes, Castilho optou por permanecer em Maringá e tem a missão de subir com o Tricolor para a terceira divisão nacional, objetivo não atingido no ano passado. Estreia no Brasileiro da Série D no próximo dia 28, em casa, contra o paulista Santo André, no Grupo A7 que em ainda Água Santa-SP, Inter de Limeira-SP, São José-SP, Patrocinense-MG, Pouso Alegre-MG e Costa Rica-MS.

Eleição com pareceres de cronistas esportivos de Curitiba, deu a Jorge Castilho a condição de Melhor Técnico no Paranaense de 2024. Ele ficou à gente de nomes consagrados como Juan Osorio e Cuca (Athletico-PR) e Guto Ferreira (Coritiba).

Após a primeiro duelo da final do Paranaense com o Athletico-PR, Cuca, o técnico do Furacão destacou os méritos de Jorge Castilho “Não é fácil jogar contra o Maringá, o professor está de parabéns. Os caras tem um sistema, uma maneira de jogar definida, atacam a bola, estão com a confiança em alta (…). Maringá e Operário-PR não devem nada para nenhuma equipe do interior do Brasil inteiro, o respeito por essas equipes tem que existir”, disse.

 

BIOGRAFIA

Em matéria do Jornal Diário do Litoral, de Guarujá, um relato da trajetória de Jorge Luíz Fernandes Castilho. “Reconhecido por suas ideias de futebol modernas, o treinador, nascido e criado na comunidade do Santa Rosa, em Guarujá, almeja voos maiores e sonha, um dia, comandar equipes das séries A ou B do Brasileirão. Castilho começou no futebol aos 10 anos na escolinha do Esporte Clube Santa Rosa (que levava o nome do bairro onde morava). O pai de um dos seus amigos de infância – Carlos Pereira Mendonça (conhecido como Careca) – era o professor desta escolinha e, através do convite deste amigo, ele (Castilho) começou a treinar com eles na posição de centroavante.

Aos 14 anos fez a sua 1ª peneira em um clube de expressão e foi aprovado no América/MG. Porém, como na equipe já existiam muitos atacantes, foi convidado a ser zagueiro, e aceitou a ideia sem maiores problemas. Em seguida passou também pelo Vila Nova, clube do mesmo estado, onde ficou até os 17 anos.

Ao sair do Vila Nova/MG Castilho retornou para a cidade e jogou na Associação Desportiva Guarujá (ADG), novamente com o professor/técnico Carlos Pereira Mendonça (o careca). Saiu, foi para o hoje Real Esporte Clube de Caeté/MG e voltou à AD Guarujá para disputar a Taça São Paulo de Futebol Júnior de 2001.

Seu último clube como atleta profissional foi o Vossem, da cidade de Assis, interior de São Paulo, entre os anos de 2001 e 2002. Mas, infelizmente, por conta de seguidas lesões no joelho, Jorge Castilho foi vencido pelas dores e precisou, precocemente, encerrar a sua carreira como jogador profissional. Porém, ali, ele começava a renascer no futebol. Porém, agora, para a carreira de treinador.

Em 2009 ele começou a dar treino juntamente com outra personalidade do futebol de Guarujá: Jorge Araújo, que já havia treinado equipes também no Japão. Ambos davam aulas em uma escolinha de futebol no bairro Jardim Esperança, também em Guarujá (Vicente de Carvalho). Em 2011 novamente a AD Guarujá o chama, mas desta vez para cuidar das categorias de base da equipe, onde Castilho trabalhou até 2014, sendo promovido a técnico da equipe principal, disputando, dentre outros, o Campeonato Paulista da 2ª divisão.

“Tanto o Careca (Carlos Pereira Mendonça) quanto o Jorge Araújo (infelizmente ambos já não estão mais conosco) me ajudaram muito com seus fundamentos e ideias sobre futebol. E eu tentava assimilar o máximo do conhecimento que eles tinham. E não quero deixar de dizer, é claro, que nessa jornada muita gente passou pela minha vida de forma positiva e colaborativa também”, lembra Jorge Castilho.

Em 2020 chega o convite do Maringá Futebol Clube, do Paraná, para Castilho ser auxiliar técnico na 2ª divisão do Campeonato Paranaense. E aí o destino, mais uma vez, contemplou a sua humildade e competência com mais uma oportunidade em sua carreira: na 7ª rodada da competição o atual treinador da equipe foi demitido e “caiu no colo” de Jorge dar sequencia ao trabalho da equipe. Implantando suas ideias, pensamentos e conduta de trabalho, aos poucos ele conquistou a confiança do grupo e da diretoria, e acabou levando a equipe até a 1ª Divisão do Paranaense em 2021”, descreve o matutino em edição de 18/8/22. Acesse aqui https://www.diariodolitoral.com.br/esportes/do-guaruja-para-a-copa-do-brasil-conheca-o-tecnico-jorge-castilho/159196/

 

———————————

BRASILEIRO SÉRIE A 2024

1ª rodada

 

Sábado – 13/4

18h30 Internacional x Bahia

18h30 Criciúma x Juventude

21h Fluminense x Bragantino

21h São Paulo x Fortaleza

 

Domingo – 14/4

16h Vasco x Grêmio

16h Corinthians x Atlético-MG

16h Athletico-PR x Cuiabá

16h Atlético-GO x Flamengo

17h Cruzeiro x Botafogo

18h30 Vitória x Palmeiras

————————————————-

ESTADUAIS

Decisões

Capixaba (final)

Sábado -13/4

Rio Branco (2) x (1) Rio Branco VN

 

Maranhense (semifinal)

Terça-feira – 9/4

Sampaio Correa (2) 3 x 0 (0) Imperatriz

Quinta-feira – 11/4

20h15  Maranhão (0) x (1)  Tuntum

 

Paraense (final)

Domingo – 14/4

17h Remo (0) x (2) Paysandu

 

Paraibano (final)

Sábado – 13/4

16h30 Botafogo (0) x (0) Souza

 

Potiguar

América-RN x vencedor do 2º turno

 

Rondoniense (primeira fase)

 

Roraimense (primeira fase)

 

Sergipano

Terça-feira – 10/4

Sergipe 1 x 1 Confiança

Sábado – 13/4

16h Confiança x Sergipe

 

Sul-mato-grossense

Domingo – 14/4

15h Dourados x Operário

Domingo – 21/4

15h Operário x Dourados

————————————————————

LIBERTADORES

Jogos com brasileiros

 

2ª rodada

Terça-feira – 9/4

Grêmio 0 x 2 Huachipato

Fluminense 2 x 1 Colo-Colo

 

Quarta-feira – 10/4

Atlético-MG 2 x 1 Rosario Central

São Paulo 2 x 0 Cobresal

Flamengo 2 x 0 Palestino

 

Quinta-feira – 11/4

19h LDU x Botafogo

21h Palmeiras x Liverpool-URU

——————————–

COPA SUL-AMERICANA

Jogos com brasileiros

 

2ª rodada

Terça-feira – 9/4

Corinthians 3 x 0 Nacional-PAR

Athletico-PR 6 x 0 Rayo Zuliano

 

Quarta-feira – 10/4

Fortaleza 5 x 0 Nacional Potosí

Internacional 0 x 0 Real Tomayapo

Racing 3 x 0 Bragantino

 

Quinta-feira – 11/4

19h Metropolitanos x Cuiabá

21h Cruzeiro x Alianza Petrolera

—————————-

 

 

BRASILEIRO SÉRIE D

Jogos do Maringá FC

 

1º turno

1ª rodada – 28 e 29 de abril

Maringá FC x Santo André-SP

 

2ª rodada 4 e 5 de maio

Água Santa-SP x Maringá FC

 

3ª rodada – 11 e 12 de maio

Maringá FC x Costa Rica-MS

 

4ª rodada – 18 e 19 de maio

Patrocinense-MG x Maringá FC

 

5ª rodada – 25 e 26 de maio

Maringá FC x Pouso Alegre-MG

 

6ª rodada -1° e 2 de junho

São José-SP x Maringá FC

 

7ª rodada – 8 e 9 de junho

Maringá FC x Inter de Limeira

No 2º turno os mandos serão invertidos com a sequência inversa.

————————————–

PARANAENSE DA 2ª DIVISÃO

 

1ª rodada

Sábado – 4/5

16h Paraná Clube x Nacional

18h30 Patriotas x Laranja Mecânica

 

Domingo – 5/5

11h Rio Branco x Paranavaí

16h Iguaçu x Apucarana

18h Foz do Iguaçu x Grêmio Maringá

————————————————–

CHAMPIONS LEAGUE

Quartas de final

 

Terça-feira – 9/4

Arsenal 2 x 2 Bayern de Munique

Real Madrid 3 x 3 Manchester City

 

Quarta-feira – 10/4

Atlético de Madrid 2 x 1 Borussia Dortmund

Paris Saint-Germain 2 x 3 Barcelona

 

Terça-feira – 16/4

16h Borussia Dortmund x Atlético de Madrid

16h Barcelona x Paris Saint-Germain

 

Quarta-feira – 17/4

16h Bayern de Munique x Arsenal

16h Manchester City x Real Madrid

————————————————–

COPA DO BRASIL

 

Terceira fase

Pote 1                                                 Pote 2

Flamengo                                          Goiás

Palmeiras                                          Vasco

São Paulo                                          Juventude

Athletico-PR                                      Sport

Atlético-MG                                      CRB

Corinthians                                       Vitória

Fluminense                                       Criciúma

Grêmio                                              Sampaio Corrêa

Fortaleza                                           Operário-PR

Internacional                                    Botafogo-SP

Bahia                                                  Brusque

Botafogo                                            Ypiranga-RS

Bragantino                                        América-RN

Atlético-GO                                       Amazonas

Ceará                                                 Águia de Marabá

Cuiabá                                               Souza.

Equipes do Pote 1, com melhores posições no ranking da CBF, enfrentam as do Pote 2 em jogos de ida e volta.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile