Da Agências
Não será dada aos apreciadores de cerveja o direito de consumir a bebida nos estádios da Copa do Mundo no Catar que começa neste domingo. A proibição foi anunciada pela Fifa nesta sexta-feira (18). Antes da proibição total, um acordo previa a venda de bebidas alcoólicas três horas antes da partida e uma hora depois no perímetro dos oito estádios em que a competição será disputada.
A mudança gerou insatisfação de patrocinadores do evento, especialmente a Budweiser, fornecedora oficial de cervejas da competição. A restrição à venda das bebidas impacta diretamente nos planos da marca, que chegou a publicar uma mensagem no Twitter na manhã desta sexta-feira, 18, após a nova decisão da entidade de futebol, que dizia: “Isso é estranho”. Posteriormente, a marca apagou a postagem.
Na nota oficial, a Fifa diz: “A organização da competição agradece a compreensão da AB Inbev e seu apoio contínuo ao nosso compromisso conjunto de atender a todos durante a Copa do Mundo Fifa Catar 2022”.
Ainda no comunicado, a Fifa reforça que as medidas não afetam a Bud Zero, a cerveja sem álcool da marca, que seguirá comercializada normalmente nos pontos de venda do entorno dos estádios.
Antes dessa nova decisão de restringir a vendas de cervejas e outras bebidas alcoólicas à área do Fanfestival, a família Real do Catar já havia feito a Fifa e os parceiros comerciais do Mundial a mudarem seus planos.
No último domingo, 11, a Budweiser teria recebido a notícia de que seria preciso modificar os pontos-de-venda da marca, o que teria obrigado o desmonte de estandes em tempo recorde.
Na segunda-feira, 14, a Fifa disponibilizou o guia oficial para os fãs da Copa do Mundo, que estarão no Catar. Além de informações úteis sobre o acesso aos estádios e locomoção, o material elucida essas questões.
Segundo o guia, “o álcool não faz parte da cultura local, mas a hospitalidade sim”. Bebidas alcóolicas serão servidas em restaurantes, bares e hotéis licenciados e estará disponível em outros locais como o Fifa Fan Festival, a partir das 18h30.
Até então, o guia trazia a informação de que os visitantes com tickets para a partida poderiam comprar bebidas dentro do perímetro do estádio três horas antes do início do jogo e uma hora após o fim da partida. Tal medida, no entanto, perderia a validade com a nova restrição.