A Itaipu Binacional, grande parceira do esporte vai disponibilizar e destinar 3,5 milhões para eventos esportivos em 2025, sendo R$ 2,5 milhões para ações esportivas de abrangência municipal e/ou estadual e R$ 1 milhão para ações esportivas de abrangência nacional e/ou internacional.
Pedidos
O número está bem acima da expectativa da empresa. A seleção pública da Itaipu Binacional para concessão de patrocínios esportivos recebeu um total de 874 pedidos de projetos, que serão analisados durante o mês de dezembro e o resultado divulgado até dia 31, conforme calendário previsto no edital.
Após a divulgação do resultado final, será celebrado com a entidade promotora um Termo de Patrocínio. O prazo de execução das atividades será de no máximo 12 meses, a contar de 1º de fevereiro de 2025.
Cada projeto
Individualmente, poderão ser acolhidos projetos de até R$ 30 mil para as ações de abrangência municipal e/ou estadual e R$ 70 mil para as ações nacionais e/ou internacionais. O edital prevê ainda patrocínio de até R$ 150 mil para eventos com histórico de público superior a 100 mil pessoas.
Como critério para a escolha dos projetos contemplados, Itaipu levará em conta o potencial de comunicação envolvido, com público e contrapartidas; gratuidade das ações; e ações efetivas promovidas pela entidade que solicita o patrocínio nas áreas de equidade de gênero, cor, etnia, idade, orientação sexual e capacidade física ou mental.
Será levado em conta, ainda, o potencial de replicação do projeto a ser patrocinado, lembrando que as iniciativas que contemplarem apenas treinamentos, sem a realização ou participação em competições, campeonatos e similares, serão eliminadas do processo de seleção por não atenderem o objeto do edital.