Com o patrocínio da Itaipu Binacional e organização da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), começa nesta quarta-feira, 19, em Maringá, a primeira etapa do Circuito Nacional de Badminton, que reúne mais de 450 atletas de 15 Estados até domingo. Os jogos serão no ginásio de esportes Valdir Pinheiro, na Vila Olímpica. Aberta ao público, a competição segue até domingo.
O evento tem o apoio da prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. “É um orgulho ter a nossa cidade como a escolhida para sediar esta etapa nacional. Vamos receber atletas de vários estados brasileiros, o que movimenta não apenas o esporte, mas diversos setores da economia local”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer, Paulo Biazon.
Ele reforçou o compromisso da gestão atual em investir nas modalidades esportivas e lembrou que Maringá sediou na semana passada a 1ª Etapa do Circuito Estadual de Badminton e Parabadminton 2025. A competição, realizada pela Federação Paranaense de Badminton, reuniu 276 atletas de 16 clubes paranaenses.
Jeisiane e Pomoceno fazem exibições especiais
Os atletas Arthur Pomoceno e Jeisiane Alves, campeões da última etapa do Nacional 2024, farão uma participação especial na etapa do circuito que acontece em Maringá, porém não foi divulgado o dia e hora em que se apresentarão.
Nesta etapa do circuito nacional, o Paraná lidera o número de participantes com 131 atletas (confira abaixo a lista com as associações participantes e a quantidade de atletas por estado). Do total de atletas participantes, 279 são da categoria masculino e 176 do feminino.
A etapa do circuito nacional será disputada em Séries A e B nas categorias Principal, Sub-19 e Sub-17. Já nas Sub-23, Sub-15, Sub-13, o torneio ocorrerá em série única. A programação completa dos jogos será divulgada no site da Confederação Brasileira de Badminton (clique aqui para acessar).
Equipes participantes do Circuito Nacional de Badminton 2025
- Federação Amazonense de Badminton – AM – 13 atletas
- Federação de Badminton de Brasília – DF – 2 atletas
- Federação de Badminton do Estado de Goiás – GO – 3 atletas
- Federação Desportiva de Badminton de Minas Gerais – MG – 22 atletas
- Federação Matogrossense de Badminton – MT – 16 atletas
- Federação Sul-Mato-Grossense de Badminton – MS – 9 atletas
- Federação de Badminton do Estado da Paraíba – PB – 2 atletas
- Federação de Badminton Piauiense – PI – 18 atletas
- Federação de Badminton do Estado do Rio de Janeiro – RJ – 30 atletas
- Federação Gaúcha de Badminton – RS – 37 atletas
- Federação Catarinense de Badminton – SC -34 atletas
- Federação de Badminton do Estado de São Paulo – SP -130 atletas
- Federação Sergipana de Badminton – SE – 6 atletas
Jeisiane começou em projeto social
Nascida em 30 de março de 1999, em Campinas, SP, Jeisiane Alves é uma destacada atleta de badminton que representa a Sociedade Hípica de Campinas e faz parte da Seleção Brasileira Adulta. Sua jornada começou em 2008, aos 9 anos, quando ingressou em um projeto social na comunidade da Vila Brandina, onde ainda reside. Desde então, Jeisiane se destacou na categoria de simples feminino, acumulando várias conquistas importantes.

Em 2021, ela teve um ano excepcional, conquistando a medalha de ouro em simples feminina, dupla feminina e dupla mista nos Jogos Universitários Brasileiros. Além disso, obteve ouro por equipes no Campeonato Sul-Americano e conquistou bronze em simples feminina no Brasil Internacional Series, realizado em Teresina, Piauí. No III Dominican Open, garantiu bronze nas categorias de dupla mista e dupla feminina.
Em 2019, Jeisiane já havia se destacado ao conquistar ouro em simples feminina nas 1ª e 2ª Etapas Nacionais, além de brilhar novamente nos Jogos Universitários Brasileiros, onde ganhou ouro em simples feminina, dupla feminina e dupla mista. Ela também foi campeã Sul-Americana Júnior em 2014 e 2015 e obteve bronze no Pan-Americano Júnior nos mesmos anos. Em 2020, sua equipe feminina garantiu bronze no Pan Cup.
O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.
Arthur Pomoceno tem fama internacional
Arthur Pomoceno começou a jogar badminton em 2008 em um projeto social do Rio de Janeiro. Em 2013, venceu o Campeonato Sul-Americano de Badminton e, em 2014, foi vice-campeão. Também em 2014, ganhou a medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano Júnior de Badminton no evento individual masculino e, em 2015, ganhou a medalha de prata.

Em 2016, Pomoceno ganhou a medalha de prata no Campeonato Pan-Americano de Badminton no evento individual masculino. Nos Jogos Sul-Americanos de 2018, ele conquistou quatro medalhas, 2 ouros nas duplas masculinas e evento por equipes; e 2 pratas no evento individual masculino e duplas mistas.
Notícias de esportes de Maringá
- Unilife Maringá, em alta, projeta vaga inédita na 2ª fase da Superliga Feminina
- Mobifacil Maringá precisa vencer para sonhar com os playoffs