O Corinthians
O Corinthians anunciou nesta quarta-feira (23) que decidiu encerrar o vínculo do zagueiro Danilo Avelar. O contrato do jogador, que não atua desde outubro do ano passado em decorrência de uma lesão no joelho direito, vai até dezembro do ano que vem.
O motivo é a frase de conotação racista escrita pelo atleta de 32 anos em uma partida on-line do game Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), na madrugada desta quarta-feira. Ele postou o comentário: “Fih [filho] de rapariga preta”.
Danilo Avelar
Pelo Twitter, Danilo Avelar admitiu ser o responsável pela mensagem. O zagueiro disse ter sido ofendido por um jogador estrangeiro e que perdeu a cabeça. O defensor afirmou que se envergonha do que fez, que a postagem não condiz com o que pensa, nem com o que pretende ensinar ao filho e que o caso lhe “abriu os olhos para este grave problema [racismo] em nossa sociedade”. O atleta pediu desculpas à comunidade afrodescendente e ao Corinthians.
Pela mesma rede social, o Timão inicialmente informou que havia tomado conhecimento sobre o caso de Avelar e que apuraria o caso. Depois, comunicou que entrou em contato com o atleta para “discutir e formalizar as medidas cabíveis para o encerramento do vínculo”. O clube afirmou repudiar “toda e qualquer manifestação de conotação racista, coerentemente com sua história de defesa da igualdade e da democracia”.
A Coliseum, plataforma onde a partida de CS:GO foi realizada, também se manifestou pelo Twitter. Em nota, a empresa baniu Avelar e o argentino conhecido pelo apelido “Zetta” – com quem o brasileiro discutiu no game – por “insulto racial” e afirmou que “repudia veementemente esse tipo de pensamento e conduta”.
Edição: Fábio Lisboa
Texto extraído do site agência Brasil.
Os advogados do Danilo Avelar se reunirá com a diretoria do Corinthians hoje (25/6) às 15hs, para tentar resolver este mal entendido, pois um jogador que não tem histórico de brigas, faltas ou qualquer tipo de injurias por todos os times aonde passou. Ele errou! mas punir toda uma carreira por causa de um erro? Quem não erra?
O fato é que o Corinthians vem com dificuldades financeiras e precisa reduzir a folha salarial com urgência, com o ocorrido, viram uma oportunidade para cortar o vinculo com o jogador. Mas acaba sendo hipocrisia quando descobre certos atitudes da diretoria.
Saiba mais sobre as olimpíadas de Tóquio 2020.