O Coritiba, que amarga a última posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, ainda continua em último e principal candidato a rebaixamento, mas neste domingo fez o dever de casa ao derrotar seu principal adversário, o Athletico Paranaense, no Couto Pereira, por 2 a 0. A vitória no clássico interrompeu uma sequência de oito derrotas seguidas, bem como a do Athletico, que vinha de 10 vitórias consecutivas.
Os gols foram de Victor Luis e Slimani, ambos no primeiro tempo.
Mesmo com a vitória, o Coxa segue em último na tabela, mas chegou aos 17 pontos, um a menos que o América-MG, o 19º, e nove a menos que o Vasco, o primeiro fora da ZR.
Já o Furacão, que lutava para entrar no G4, aogora saiu do G6. É o oitavo, com 40 pontos, um a menos que o Fluminense, o sexto.
Na próxima rodada, os dois times voltam a campo no domingo (8), às 18h30. O Alviverde encara o Atlético-MG, na Arena MRV, enquanto o Rubro-Negro recebe o Red Bull Bragantino, na Ligga Arena.
Domínio no meio-campo
O Coritiba iniciou o clássico em um ritmo muito mais acelerado, já que o meio-campo dominou e tanto conseguia acabar com as investidas atleticanas, quanto fazia as bolas chegarem mais ao ataque, com passes de qualidade. O Athletico, que mal conseguia sair do seu campo de defesa, tentando explorar algum contra-ataque, que não surgia, muito pela forte marcação imposta em Zapelli, que sumiu no primeiro tempo.
O bom aproveitamento do Coxa deveu-se muito à atuação do argentino Marcelino Moreno, melhor jogador da partida. Jogando um pouco mais recuado, o camisa 10 voltava para ajudar na marcação e puxar os ataques. E o gol surgiu justamente após jogada central. Sebastian Gómez foi derrubado na entrada da área e Victor Luís cobrou a falta com perfeição, mandando no ângulo de Bento.
O fato de abrir o placar não fez com que o Coritiba diminuisse o ritmo. Continuou fazendo forte marcação e jogando em velocidade, impedindo o Furacaão de esboçar alguma reação.
E de tanto insistir, chegou ao segundo gol nos acréscimos do primeiro tempo. Aos 47 minutos, Marcelino Moreno novamente fez a diferença: cruzou da esquerda e Slimani subiu mais que Thiago Heleno e, de cabeça, mandou para as redes para ampliar a vantagem.
Segundo tempo equilibrado
O Athletico fez algumas correções durante o intervalo do jogo, voltou melhor organizado e proporcionou um jogo mais equilibrado. Mas, a essa altura o Coxa já vencia por 2 a 0 ee não deu margem para que o rubro-negro criasse alguma ameaça séria.
Ficha técnica
CAMPEONATO BRASILEIRO
2º Turno – 25ª Rodada
CORITIBA 2×0 ATHLETICO
Coritiba
Gabriel; Natanael, Kuscevic, Henrique e Victor Luís (Jamerson); Willian Farias, Sebastián Gómez (Hayner) e Matheus Bianqui (Fransérgio); Marcelino Moreno, Diogo Oliveira (Andrey) e Slimani (Edu).
Técnico: Thiago Kosloski
Athletico
Bento; Bruno Peres (Cuello), Cacá, Thiago Heleno e Lucas Esquivel; Fernandinho, Erick, Alex Santana (Hugo Moura) e Bruno Zapelli (Arriagada); Canobbio e Willian Bigode (Rômulo).
Técnico: Wesley Carvalho
Local: Couto Pereira
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (Fifa-SP)
Gols: Victor Luís, 13, Slimani 47 do 1º
Cartões amarelos: Marcelino Moreno, Diogo Oliveira (COR); Cacá, Canobbio, Cuello, Thiago Heleno (CAP)
Renda: R$ 773.420,00
Público total: 20.992 (18.817 pagantes)