Com empate em Itaquera, decisão da Copa do Brasil fica para o Maracanã

copa do brasil

O Flamengo atacou mais, mas a defesa corintiana foi eficiente neste primeiro jogo Foto: Alex Silva/Estadão

O primeiro dos dois jogos da final da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira, 12, na Neo Química Arena, teve recorde de público, presenças ilustres, apagão, bom futebol, mas não teve gol. Corinthians e Flamengo não saíram de um empate em 0 a 0 no primeiro jogo com mando corintiano e assim deixaram a decisão do campeão da Copa do Brasil para o Maracanã, na próxima quarta-feira, 19.

Na primeira partida, 47.031 torcedores assistiram na arena em Itaquera a um duelo marcado pelo equilíbrio e pelas defesas de Cássio nas tentativas dos atacantes rubro-negros, sobretudo Gabriel. No próximo e decisivo encontro, uma vitória simples garante o título para qualquer um dos lados. Caso haja novo empate, a definição da vaga sairá nos pênaltis. Ambos buscam a quarta conquista da competição nacional, que paga ao vencedor a mais alta premiação do futebol brasileiro: R$ 60 milhões, fora os valores das fases anteriores.

Minha Página AMP

O jogo foi visto in loco pelo técnico da Seleção Brasileira, Tite, e por seus auxiliares, além do presidente da Fifa, Gianni Infantino, e o mandatário da CBF, Ednaldo Rodrigues. O jogo teve leve domínio do Flamengo, que não foi às redes em virtude da noite de brilho de Cássio, algo rotineiro há várias temporadas.

 

Veja também

 

O maior número de torcedores na arena corintiana havia sido registrado em 2019, na final do Campeonato Paulista. Naquela ocasião, 46.903 corintianos viram a equipe ganhar do São Paulo e levantar o troféu. Os dados desconsideram os jogos da Copa do Mundo de 2014, já que o estádio, à época, contava com arquibancadas provisórios, o que elevava a capacidade de público para mais de 60 mil.

O primeiro jogo da decisão mostrou futebol de alto nível pelas duas equipes Foto: Carla Carniel

Foi de tensão, nervosismo e estudo, mas também de bom futebol o primeiro tempo. Parte dos primeiros 45 minutos se assemelharam ao jogo das quartas da Libertadores. O Flamengo mostrou-se amplamente superior na posse de bola – chegou a registrar mais de 70% – e teve mais volume de jogo. Ocorre que o Corinthians, com poucos toques na bola, foi mais perigoso em suas idas ao ataque.

Pedro e Gabriel incomodaram a defesa corintiana com muita movimentação e o talento habitual. Saíram dos pés deles as principais oportunidades de gol dos visitantes. Sorte dos anfitriões que Cássio, sempre ele, estava em mais uma noite de protagonismo.

Veja também

 

Do lado corintiano, Renato Augusto, mesmo muito vigiado, encontrou espaços em algumas ocasiões e protagonizou lampejos de genialidade. No entanto, o meio-campista não concluiu suas jogadas como queria. Os paulistas talvez tivessem melhor sorte se a bola tivesse chegado mais vezes para Yuri Alberto, habitualmente muito eficiente. Em sua única finalização, o centroavante concluiu perto da trave direita. Em outro momento, não aproveitou vacilo de Filipe Luís porque Thiago Maia se recuperou para bloquear o arremate.

 

Maiores públicos da temporada

 

Mesmo que não ganhe o título de campeão da Copa do Brasil, domingo, o Flamengo e os flamenguistas já podem comemorar o título de campeão de público nos estádios. O clube carioca está envolvido em oito dos 10 maiores públicos do ano, sendo seis como mandante. O recorde de 2022 foi na goleada por 4 a 0 sobre o Juventude, no Mané Garrincha, pelo Campeonato Brasileiro. As partidas do Rubro-Negro como visitante na lista foram contra Fluminense e Bangu, ambas pelo Carioca.

Os outros dois jogos são as vitórias do São Paulo contra o Palmeiras (Morumbi), pelo primeiro jogo da final do Paulista, e do Fortaleza sobre o Sport (Castelão), na segunda partida da decisão da Copa do Nordeste.

Top 10 – MAIORES PÚBLICOS PAGANTES EM 2022

Jogo Estádio Público pagante
1º  Flamengo 4 x 0 Juventude (Brasileiro) Mané Garrincha 65.392
2º  Flamengo 0 x 0 Palmeiras (Brasileiro) Maracanã 64.816
3º  Fluminense 1 x 1 Flamengo (Carioca) Maracanã 64.709
4º  Flamengo 1 x 0 Corinthians (Libertadores) Maracanã 62.802
5º  Flamengo 2 x 0 Atlético-MG (Copa do Brasil) Maracanã 62.624
6º  Bangu 0 x 6 Flamengo (Carioca) Maracanã 61.335
7º  São Paulo 3 x 1 Palmeiras (Paulista) Morumbi 60.383
8º  Fortaleza 1 x 0 Sport (Copa do Nordeste) Castelão 60.045
8º  Flamengo 4 x 1 Atlético-GO (Brasileiro) Maracanã 59.999
10º  Flamengo 0 x 0 Athletico-PR (Copa do Brasil) Maracanã 59.564

 

Sair da versão mobile