Estadual de 2022 começa neste sábado e interior busca reduzir diferença no número de troféus

Na 108ª edição da competição, apenas em 14 temporadas a taça da primeira divisão foi conquistada por equipe fora da capital; Londrina, com cinco troféus, e Maringá (três) são os maiores vencedores entre os ‘caipiras’

chicareli210122

Londrina comemorou o título da última temporada ao superar FC Cascavel nos pênaltis após dois empates. Ricardo Chicarelli/Londrina EC

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

 

Começa neste sábado a 108ª edição do Campeonato Paranaense de Futebol com a participação de 12 equipes. A temporada começa com um caso raro em relação à conquista de títulos. O atual campeão, e também o vice, são do interior. Londrina e FC Cascavel estiveram na final da competição na tumultuada temporada de 2021 e a taça ficou com o time da Capital do Café, após dois empates e triunfos nos pênaltis.

Ao longo da história em apena 14 vezes o troféu não ficou em Curitiba. As faixas foram ‘caipiras’ cinco vezes com Londrina, três vezes com o Grêmio Maringá, além dos municípios com um troféu cada que são Ponta Grossa (Operário), Irati (Iraty), Paranavaí (ACP), Cascavel (Cascavel EC), Cornélio Procópio (Comercial) e Telêmaco Borba (Monte Alegre).

Entre 1915 e 2021 foram disputadas 10u7 edições do Campeonato Paranaense da 1ª Divisão, além de 1 edição do Super Campeonato Paranaense no ano de 2002.  O maior campeão é o Coritiba com 38 conquistas, seguido pelo Athlético-PR, com 26 conquistas e pelo extinto Ferroviário, com oito conquistas. 20 equipes distintas já venceram o campeonato.

Entre as cidades, a hegemonia de Curitiba é incontestável, com 96 títulos em 106 edições disputados. Coritiba, Athlético-PR, Paraná Clube e os já inativos Ferroviário, Britânia, Palestra Itália, Pinheiros, Água Verde, América-Paraná S.C., Colorado, e Internacional são os clubes representantes da capital com títulos.

O Campeonato Paranaense de 2022 tem uma novidade sobre os direitos de transmissão. Em parceria com a Federação Paranaense de Futebol, a NSports vai transmitir a competição via o site www.futebolparanaense.tv.

Com direito a clássico na primeira rodada, a bola começa a rolar já neste sábado (22). O torneio tem sido disputado ininterruptamente desde a sua primeira edição, em 1915.

Na primeira fase, todas as equipes se enfrentarão em turno único. Depois, as oito melhores avançam para as quartas de final e os vencedores dos embates se enfrentam até a grande final, em abril. As duas equipes com menor número de pontos serão rebaixadas para a segunda divisão de 2023.

Athletico-PR, Coritiba, Londrina e Operário são os participantes que estão nas principais divisões do futebol brasileiro. Paraná, Cianorte, São Joseense, Azuriz, Maringá, União, Cascavel e União lutam por destaque na competição e prometem páreo duro aos adversários.

Os jogos da 1ª rodada são:

Sábado- 22/1

16h – Coritiba x Cianorte (Couto Pereira – Curitiba)

19h – FC Cascavel x Rio Branco (Regional Arnaldo Busatto – Cascavel)

Domingo – 23/1

11h – São-Joseense x Azuriz (Municipal Cilmar Pedro Goergen – São José dos Pinhais)

16h – Londrina x Maringá (Estádio do Café – Londrina)

16h – Athletico x Paraná Clube (Arena da Baixada – Curitiba)

19h – Operário x CE União (Germano Krüger – Ponta Grossa)

 

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile