Final do Paranaense 2023 é duelo entre Capital e Interior

Primeiro jogo da final do Paranaense entre FC Cascavel e Athletico é neste sábado, 1º de abril, no Oeste do Estado, no Estádio Olímpico Regional, que terá casa cheia

DECISAO DO PARANAENSE

Crédito: FC Cascavel

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Pelo segundo ano seguido, o título do Campeonato Paranaense será decidido entre times da Capital e do Interior. É uma situação rara na história centenária dessa competição, mas que tem se repetido nos últimos anos.

No ano passado, por exemplo, os protagonistas haviam sido Maringá FC (do Interior) e Coritiba (da Capital), com vitória do clube curitibano.

Em 2023, a história é escrita por Futebol Clube Cascavel, representante do Oeste do Estado, portanto Interior; e Athletico Paranaense, tradicional agremiação de Curitiba. O Furacão leva vantagem no duelo, pois é a única equipe invicta da competição e tem elenco mais qualificado, além de orçamento superior à Serpente Aurinegra. É um verdadeiro confronto entre Davi e Golias.

“Com uma semana de trabalho fizemos um bom jogo, passaram mais de 50 dias e a equipe evoluiu, Athetico também melhorou. Não tenham dúvida, teremos um jogaço aqui e na Arena. O que devemos fazer é o dever de casa, é fácil? Não, impossível? Também não. Do outro lado tem um ‘Gigante’, mas aqui tem um ‘Davi’, que está aprendendo a derrubar gigantes e essa é mais uma missão, nesse sábado com casa cheia”, descreveu o treinador do Cascavel, Luis Carlos Cruz, sobre ter enfrentado o Athletico na fase de grupos na semana que assumiu o time. A informação é de assessoria.

O primeiro confronto do mata-mata da final é neste sábado, 1º de abril, em Cascavel, no Estádio Olímpico Regional, às 18h. A previsão é de casa cheia.

Os ingressos foram disponibilizados na terça-feira (28), sendo 20 mil unidades, 18 mil para torcida cascavelense e 2 mil para os visitantes. Em 2h esgotaram os bilhetes da área coberta (2.500), em 24h foram vendidas mais de 12 mil unidades. No terceiro dia de vendas já estava próximo de esgotar, então em reunião com os órgãos de segurança do município, foram liberados mais bilhetes.

Assim, a expectativa é de 25 mil pessoas na partida da Serpente, incluindo torcedores, visitantes e não pagantes.

Estádio Olímpico Regional deve estar lotado neste sábado, repetindo a foto de arquivo (Crédito: FC Cascavel)

Cascavel

Para chegar à final, o Futebol Clube Cascavel foi o sexto colocado na primeira fase, quando somou 15 pontos em 11 jogos disputados. Foram quatro vitórias, três empates e quatro derrotas, marcando 13 gols e sofrendo 12.

Nas quartas de final, a Serpente encarou o Coritiba e venceu o primeiro jogo em casa por 3 a 1. Na partida de volta, em Curitiba, empatou sem gols, conquistando a vaga na fase seguinte. Na semifinal, o adversário foi o Operário. No primeiro jogo, em Cascavel, uma vitória por 2 a 1. Já na partida de volta, o Fantasma venceu por 1 a 0, o que levou a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, o FC Cascavel venceu por 6 a 5 e seguiu para a decisão.

A equipe tem dois atletas na briga pela artilharia da competição. Lucas e Robinho marcaram seis gols cada um e disputam com Pablo e Vitor Bueno a premiação individual.

Athletico

Já o Athletico chegou à decisão de forma invicta, ao liderar a primeira fase com 31 pontos marcados em 11 jogos disputados. Foram 10 vitórias e somente um empate. O Rubro-negro marcou 25 gols e sofreu seis, ficando com um saldo positivo de 19 gols.

Nas quartas de final, o Athletico enfrentou o Sãojoseense e venceu as duas partidas. Na primeira, fora de casa, uma vitória por 5 a 2, enquanto que no jogo de volta, 4 a 0. Na semifinal foi a vez de encarar o Maringá. Fora de casa no primeiro jogo, o Furacão venceu por 2 a 0, marcando 1 a 0 no jogo de volta.

O atacante athleticano Pablo é o artilheiro da competição até o momento, com 9 gols marcados.

Volta

O jogo de volta da final será no dia 9 (domingo), às 17h, na Arena da Baixada, em Curitiba. Segundo o regulamento, será considerado campeão o clube que somar o maior número de pontos ao final da segunda partida. Mas caso haja, ao término, igualdade de pontos ganhos, será considerado como primeiro critério de desempate o saldo de gols e, persistindo o empate, serão cobrados pênaltis.

Cascavel terá uma parada dura contra o Athletico (Crédito: FC Cascavel)

Ficha do jogo

Cascavel x Athletico (1ª rodada – Final – Campeonato Paranaense da 1ª Divisão de 2023)
Data e Horário: 01/04/2023, às 18h
Local: Estádio Regional Arnaldo Busatto, em Cascavel
Delegada: Vanessa da Silva Negreiros
Árbitro: Rodolpho Toski Marques
Assistente 1: João Fábio Machado Brischiliari
Assistente 2: Andrey Luiz de Freitas
Quarto Árbitro: André Ricardo Martins
Quinto Árbitro: Jefferson Cleiton Piva da Silva
Inspetor: Fabio Filipus
VAR CBF: Adriano Milczvski
AVAR CBF: Luciano Roggenbaum
Observador VAR: José Alexandre Barbosa

Com informações de FPF

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile