Flamengo e Athletico-PR se enfrentam nesta quarta-feira (27), às 21h30 em jogo válido pela fase de quartas de finais da Copa do Brasil, no Estádio do Maracanã. O time carioca eliminou o Atlético-MG nas oitavais de final. Perdeu em Belo Horizonte, por 2 a 1, mas venceu a volta no Rio de Janeiro, por 2 a 0. No caso dos paranaenses, o triunfo foi sobre a equipe do Bahia, nos pênaltis, na Arena da Baixada. As equipes tiveram dois resultados iguais em 2 a 1.
O Flamengo vem de vitória fora de casa, no último domingo, diante do Avaí, por 2 a 1. O técnico Dorival Junior poupou parte dos titulares neste confronto, focando o duelo diante do Furacão.
Enquanto isso, o Athlético-PR levou a pior no último sábado (23), contra o Botafogo, no Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). O Furacão perdeu para o Botafogo por 2 a 1. Na ocasião, o time comandado por Luiz Felipe Scolari também entrou em campo com um time misto, para poupar alguns jogadores.
Flamengo e Athletico decidem ‘mata-mata’ pela Copa do Brasil pela quarta vez. O Furacão eliminou o adversário nas quartas de 2019 e na semifinal de 2021. Já o Fla passou pelo rival nas oitavas de 2020. Ainda em 2020, o Flamengo bateu o Athletico pela Supercopa do Brasil, em Brasília. O time carioca foi o campeão brasileiro de 2019, enquanto o Furacão conquistou a Copa do Brasil do mesmo ano.
Antes destes duelos, o Furacão bateu o Fla na semifinal da Primeira Liga, em 2016. Já o Fla foi campeão da Copa do Brasil em cima da equipe paranaense em 2013.
Em um cenário maior, o Fla ainda tem uma classificação contra o Furacão em 2011, pela segunda fase da Sul-Americana. Já na Libertadores de 2017, na fase de grupos, o Athletico-PR avançou para as oitavas, e o Mengo foi eliminado.
O confronto de volta está marcado para 17 de agosto, quarta-feira, às 21h30, na Arena da Baixada. A equipe que tiver o maior saldo de gols nos dois jogos avança às semifinais – em caso de igualdade, decisão nos pênaltis.
Quem passar de Athletico x Flamengo enfrentará na semifinal o vencedor de São Paulo x América-MG. Tricolor paulista e Coelho iniciam a disputa na quinta-feira, no Morumbi.