Não foi desta vez que o Grêmio de Esportes Maringá, que tem participação confirmada nas disputas da Terceira Divisão do Campeonato Paranaense, apresentou seu elenco. Em coletiva realizada na Acim, na manhã desta terça-feira, a diretoria expôs o plano de ação para o resgate da sigla que, segundo os dirigentes, é ressurgimento do alvinegro desativado em 1996, campeão de 1977.
João Pessoa, diretor de futebol, esclareceu que o fato do clube ser confundido com o ‘outro’ GEM, desfiliado da Federação Paranaense em 2021, tem dificultado as ações no sentido de captar patrocínios. ‘Queremos deixar claro que não existe nenhuma reação. Às vezes desconfiam que dirigentes da outra equipe tenham envolvimento conosco, mas isso não existe”, afirmou.
Tanto, que o marketing da agremiação tem como base a frase: ’Não um Grêmio novo, mas um Novo Grêmio’.
Sobre a comissão técnica, Pessoa confirmou a contratação de Claudemir Sturion, que deve ser apresentados nos próximos dias e terá como auxiliar técnico o ex-atleta Léo Maringá.
Sobre a sustentação financeira do elenco, João pessoa disse que já existe grupo de apoiadores e que outros patrocinadores estão sendo captados pelos dirigentes.
Em relação ao elenco, consta que praticamente todos jogadores estão com contratações definidas, e que ainda não foram anunciados por conta de vínculos que ainda têm com outros clubes. A promessa é de que o grupo será conhecido no próximo dia 14.
A maioria é composta por jogadores conhecidos do técnico Claudemir Sturion que estiveram no Naviraiense, time que foi vice-campeão no Estadual da Primeira Divisão no Mato Grosso do Sul, de onde vem também o treinador.
O Paranaense da Terceira Divisão começa no próximo dia 21 de agosto. O Alvinegro, que está no Grupo B, folga na primeira rodada. O primeiro compromisso será na segunda rodada, diante da Portuguesa Londrinense, fora de casa, às 15h30 do dia 28, um domingo.
A primeira apresentação do GEM no Willie Davids acontece na terceira rodada, no dia 31 de agosto, uma quarta-feira, às 15h30, contra o Rolândia EC; em seguida o time sai para enfrentar o Cambé (4/9); volta ao WD para enfrentar o Paranavaí (11/9); visita o Nacional em Rolândia e fecha a participação no turno contra o Arapongas diante de sua torcida. No returno os mandos dos jogos serão invertidos.
Regionalizado, em sua primeira fase, o torneio terá no Grupo A as equipes: Araucária, Batel de Guarapuava, Grecal de Campo Largo, Iraty, Sport Campo Mourão e Patriotas de Curitiba; no B estão, além do Grêmio Maringá: Arapongas, Rolância EC, Nacional de Rolândia, Paranavaí e Portuguesa Londrinense.
Na primeira fase os times se enfrentam dentro dos grupos em jogos de turno e returno. Classificam para as semifinais os dois melhores de cada chave. O cruzamento entre 1º x 4º e 2º x 3º vai definir os finalistas que estarão com vagas asseguradas para a Segunda Divisão do Estadual em 2023. A final está prevista para o dia 20 de novembro.