Todas as atenções deste sábado eram para a decisão da eleição presidencial, entre Lula e Bolsonaro, e para a decisão da Libertadores, entre Flamengo e Athletico Paranaense. Enquanto isto, no Estádio Atilio Gionédis, em Campo Largo, quase vazio, o Maringá Esporte Clube pavimentava seu caminho rumo à final da Terceira Divisão do Campeonato Paranaense ao derrotar por 2 a 1 o dono da casa, o Araucária, no primeiro jogo das semifinais da Terceirona.
Com a vitória fora de casa, o Grêmio se prepara para receber, no próximo domingo, 6, no Willie Davids, o mesmo Araucária para decidir qual fica com a vaga para disputar o direito de subir para a Segunda Divisão.
Quase ninguém viu, mas a partida foi de bom nível, com os dois times jogando aberto e buscando o gol. Mas, o Grêmio se mostrou um pouco melhor organizado e abriu o placar logo aos 12 minutos do primeiro tempo, quando Firmino recebeu fora da grande área do Araucária e chutou forte de longe. Houve um desvio, que enganou o goleiro Felipe, e a bola estufou a rede.
O jogo continuou equilibrado todo o resto do primeiro tempo, mas na volta para o segundo tempo quem se mostrou melhor organizado foi o Araucária, que atacou com insistência e aos 8 minutos o centroavante Ardley levou o Cacique ao empate. Depois de dominar o meio campo, Ardley recebeu na entrada da grande área, correu pela direita e cruzou, mas no caminho a bola tocou na mão do zagueiro do Grêmio: pênalti. O próprio Ardley cobrou e marcou.
Mas a alegria da pequena torcida do Cacique durou pouco. Aos 13 minutos, Igor Vilela cobrou uma falta da esquerda, mais parecida com um escanteio, e a jogada mais letal do Grêmio se repetiu mais uma vez: foi na cabeça de Cristiano, que testou para o fundo da rede do goleiro Filipe.
Com a vitória, o Grêmio fica com ampla vantagem para conquistar a vaga na final, embora tenha que reconhecer que o Araucária foi o adversário mais difícil que enfrentou neste ano. O Galo, único invicto na competição, joga em casa, espera uma boa torcida no Willie Davids e tem a vantagem de precisar apenas de um empate para se garantir na final.