O Grêmio de Esportes Maringá, que depois de ser campeão estadual mergulhou em uma crise e passou 26 anos longe dos gramados, é o campeão da Terceira Divisão do Campeonato Paranaense de Futebol, título conquistado na tarde deste sábado, 19. E o que é melhor: no Estádio Willie Davids e diante de sua torcida. Grêmio e Patriotas, de Curitiba, disputaram o segundo jogo da final e, depois de um empate no primeiro jogo, na Capital, o representante maringaense venceu por 2 a 0 o segundo jogo.
O título do Grêmio foi mais um para a coleção do técnico Claudemir Sturion. Esta é a terceira vez que ele é campeão com times de Maringá e tudo indica que vai comandar o Grêmio também na Segunda Divisão, no próximo ano. Ele é um dos técnicos mais prestigiados do Paraná por montar equipes que conseguem se defender bem e ainda ter um ataque efetivo
Durante a competição, o Grêmio de Esportes Maringá disputou 16 jogos, ganhou 12, empatou 3 e perdeu apenas um.
Vitória em 30 minutos
Jogando em casa e diante de sua torcida que lotou uma das arquibancadas do Willie Davids, o Grêmio precisou de apenas 7 minutos para começar a construir a vitória neste sábado e, consequentemente, o título de campeão, mesmo diante de uma equipe que é considerada uma das melhores da competição. Wesley desceu pela esquerda, correu em direção à área e tocou para Igor Vilela, que bateu de direita, forte, no ângulo do goleiro Leonardo Vilar.
Mesmo com a superioridade, o time de Sturion não se acomodou e jogava como se precisasse mais gols a todo custo. Por outro lado, o Patriotas mostrava que não foi por acaso que chegou à final e tanto se defendia bem quanto atacava com perigo.
Aos 30 minutos, o Grêmio sacramentou a vitória. Depois de uma jogada brilhante de Wallace pela direita, ele tocou para a área e Cristiano subiu sozinho, numa falha monumental da defesa do Patriotas, e marcou.
Foi seu sétimo gol de Cristiano, empatando na artilharia com Rafael Xavier. Ele jogou machucado, não treinou nenhuma vez durante a preparação e precisou ser substituído logo após marcar seu gol.
A partir daí, Sturion tratou de administrar a vantagem, porém com o time sempre tentando ampliar a vantagem, ao passo que o Patriotas não se entregava e buscava a todo custo fazer gols. Com a desvantagem, o técnico Pedrinho Maradona colocou todo seu time para atacar e levou perigo constante ao gol do goleiro Eugênio Neto.
Elogios à organização
O presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Pereira Cury, esteve no Wille Davids para prestigiar a decisão e presidir a entrega da premiação. Ele elogiou muito o nível das equipes que disputaram a Terceira Divisão e a organização dos clubes. Para ele, o futebol paranaense voltou a ter credibilidade e por isso surgiram times em praticamente todo o Estado. São dezenas de times em todas as divisões do Paranaense.