Neste feriado da Padroeira, quarta-feira, 12, o Grêmio Maringá foi a Paranavaí enfrentar o Atlético pela 5ª rodada do returno, venceu fora de casa por 3 a 1, se garantiu na semi-final da 3ª Divisão do Campeonato Paranaense e sepultou as esperanças do time de Paranavaí. Assim, o Grêmio goleia na casa do adversário a única equipe que não derrotou no primeiro turno, mesmo jogando no Willie Davids.
Não foi uma vitória fácil, primeiro porque o ACP, que já foi campeão na Divisão Especial, é uma das melhores equipes da competição, segundo porque o campo não contribuía para um bom jogo devido ao excesso de chuvas.
Foi uma partida conturbada, com duas expulsões do dono da casa e a torcida organizada do Grêmio promovendo brigas em um estádio em que foi tão bem recebida, o que leva a pensar que a equipe maringaense já passou da hora de adotar providências com sua torcida que tanto envergonha o nome de Maringá em partidas em outras cidades.
Mas, se a torcida organizada envergonha Maringá, o time só dá orgulho. Em seu décimo compromisso no Paranaense, o Grêmio Maringá chegou a oito vitórias e dois empates, sendo a única equipe invicta da competição, primeira do Grupo B, com 26 pontos.
Apesar do equilíbrio dos primeiros minutos e as ameaças feitas por um time que jogava em casa, o Grêmio não teve dificuldade de tomar as rédeas da partida e aos 23 minutos do primeiro tempo, após uma séquência de passes, Wallace chuta de longe e pega o goleiro desprevenido, abrindo o placar.
O Atlético Paranavaí lutou muito no restante do primeiro tempo e em boa parte do segundo para chegar ao empate e em vários momentos levou grande perigo ao gol de Neto, mas, além de pegar o goleiro em um dia inspirado, faltou objetividade nos ataques do Vermelhinho.
O Paranavaí precisava vencer para manter esperanças dentro da competição, mas aos 7 minutos Alef Leite aumentou para o Grêmio. Depois de uma boa roubada dentro da grande área, pela esquerda, o atacante Firmino bagunça a defesa adversária e pega Alef entrando na pequena área. Numa jogada rápida a defesa do ACP nem conseguiu se reorganizar.
Mas, a torcida do Grêmio ainda comemorava, quando o Paranavaí desceu até a área do Grêmio, Romário pela direita cruzou na área e Bruno dominou e bateu, mas o goleiro Eugênio Neto estava mesmo inspirado e salvou. Mas, alguns segundos depois, o Paranavaí já estava novamente no ataque, a bola sobrou na esquerda para Rodriguinho, que ajeitou e chutou de longe, no ângulo de Eugênio Neto.
O técnico Claudemir Sturion fez várias mexidas no time, substituiu no ataque e no meio de campo e foi bem sucedido, tanto que no final Cristiano marcou o terceiro. Aos 34 minutos, durante um ataque do Grêmio, Cristiano ficou sozinho na pequena área, mas quando corria em direção ao gol foi segurado pelo zagueiro João Vitos. Pênalti, que ele mesmo cobrou e marcou.
O zagueiro foi expulso, já que, além derrubar o atacante, ainda desferiu-lhe uma cotovelada.
Com a vitória fora de casa, o Grêmio de Esportes Maringá se garantiu na semifinal da Terceirona, ao lado do Arapongas, que fez a segunda melhor campanha do grupo.
Também nesta quarta-feira, jogando em casa o Cambé derrotou a Portuguesa de Londrina por 3 a 1 e o Arapongas, vice-líder, derrotou o Nacional de Rolândia por 2 a 1 em Rolândia.
O Grêmio volta a campo no próximo domingo, quando recebe o Nacional de Rolândia no Willie Davids.