Com estreia prevista para o dia 28 e agosto no Paranaense da Terceira Divisão, o Grêmio de Esportes Maringá se mobiliza para a definição da equipe titular que vai enfrentar a Portuguesa, em Londrina. O Alvinegro folga na rodada inicial da competição, dia 21, e fará a primeira apresentação em casa na terceira rodada, diante do Rolândia EC (veja outros jogos no tabelão desta página).
O técnico Claudemir Sturion, em entrevista exclusiva para o O Maringá, disse ainda não ter o que ele considera elenco completo à disposição. “Não, ainda não. Ainda faltam algumas peças. Alguns nomes devem chegar e no decorrer dos treinos vamos encaixando de acordo com a necessidade”, observou.
O treinador evita falar em que posições eventualmente haveria a carência de reforços. “Vai depender dos treinos. Vamos observando o comportamento de cada um e só a partir desta observação é que vamos saber”.
Em relação ao sistema a ser adotado, Sturion declarou ter preferência pelo 4-2-3-1, mas a adoção depende da característica de cada um dos atletas, por essa razão, pode existir variações.
Claudemir Sturion vê como satisfatória a estrutura disponibilizada pelo clube para os trabalhos, embora reconheça como dificuldade a escassez de campos para treinamentos. Sem um local fixo para as práticas, o grupo tem se revezado em atividades nos campos do Brinco da Vila, Floriano e Iguatemi. “Mas são problemas que temos de enfrentar e isso não impede que se faça o trabalho.”
Sobre os rivais de grupo na primeira fase, Sturion disse ter conhecimento de que boas equipes estarão no seu caminho, sem destacar nenhuma, mas projetando uma competição equilibrada. Além do GEM, o Grupo B tem Arapongas, Cambé, Portuguesa de Londrina, Nacional de Rolândia, Rolândia EC e Paranavaí. No Grupo A estão Araucária, Batel de Guarapuava, Grecal Hope, Iraty, Sport Campo Mourão e Patriotas de Curitiba. Os dois melhores de cada chave fazem a semifinal; finalistas sobem para a 2ª Divisão em 2023.
Elenco mescla experientes com jovens
No fechamento da semana, o Grêmio de Esportes Maringá confirmou a contratação de mais um jogador. É Fabrício, goleiro formado pela base do Operário de Ponta Grossa e que estava no FC Cascavel. Com ele são três para a posição. Os outros são Diego, ex-Aruko, e Neto, que disputou a Série D do Brasileiro pelo Cianorte. Os zagueiros disponíveis são Rogério (ex-Naviraiense) e Vitão, jogador que estava no Sub-20 do Maringá FC; para as laterais as opções que Sturion tem se resumem a Rhuan (ex-Aruko) e Wesley (ex-Foz do Iguaçu). Também trabalham com a equipe os meio-campistas Adãozinho (ex– Naviraiense e Aruko), Lucas Lourenço (ex-Aruko), Sorbara (com passagem pelo Maringá FC), e Peixoto, promovido da base do próprio GEM; a linha de frente conta com Luan (ex-Andraus), Sato (ex-Operário de Várzea Grande), Ataliba (ex-Apucarana), Candango (ex-Santa Maria de Brasília) e Tierry (sub-20 do GEM).