Depois do maior sufoco que sofreu neste campeonato, ter a invencibilidade de 13 jogos ameaçada na frente de sua torcida, jogando em casa, o Grêmio de Esportes Maringá derrotou o Araucária nos pênaltis, se garantiu na final da Terceira Divisão do Campeonato Paranaense e já está na Divisão de Acesso, a Segundona, independentemente do resultado da final contra o Patriotas de Curitiba.
A exemplo do primeiro jogo da semifinal, o Grêmio enfrentou um adversário de alto nível, que logo no início do jogo mostrou disposição para reverter o resultado do jogo anterior, onde o Grêmio venceu por 2 a 1. O Araucária de Campo Largo dominou logo nos primeiros minutos, fez ataques perigosos e durante todo o primeiro tempo a chance de abrir o placar esteve mais para o time de Campo Largo do que para o maringaense.
Logo no início do segundo tempo, o Araucária abriu o placar, com Foca aos 2 minutos, e continuou o domínio, tanto atacando muito quanto controlando o meio de campo.
Aos 17 minutos, depois de mais um ataque perigoso do Araucária e uma defesa sensacional do goleiro Neto, houve a cobrança de tiro de meta, confusão na área do Araucária e a bola sobrou para Wesley Fernandes, que ficou cara a cara com o goleiro Filipe e levou a melhor, chegando ao gol de empate.
Aos 41 minutos novamente ataque perigoso do Araucária, a bola desce pela esquerda e o cruzamento é feito dento da área. O zagueiro Bruno chega atrasado na jogada e comete pênalti em Eduardo na frente do árbitro. Willian Sotto cobra e coloca o Araucária novamente em vantagem.
Sem conseguir marcar mais um gol e provocar novo empate, o Grêmio sofreu sua primeira derrota no campeonato. E na frente de seu público.
Nos pênaltis, mais sofrimento
O jogo que decidia qual time sobe para a Divisão de Acesso e vai disputar o título foi decidido nos pênaltis, onde o Grêmio Maringá levou vantagem. Daniel errou um chute e o goleiro Neto defendeu outro chute e assim o time maringaense terminou a série de penalidades com dois gols a mais, garantindo o direito de disputar o título da Terceirona e automaticamente já se colocou na Segundona de 2023, já que os dois finalistas sobem para o Acesso.