Luto no futebol: Pelé morre aos 82 anos

Ex-jogador estava internado no Hospital Albert Einstein, na zona Sul da capital paulista

O Maringá

Crédito: Arquivo/Santos FC

Considerado como o maior jogador de todos os tempos, o brasileiro Pelé morreu nesta quinta-feira (29) aos 82 anos de idade.

Edson Arantes do Nascimento, seu nome de batismo, estava no Hospital Albert Einstein, na zona Sul da capital paulista. De acordo com boletim médico, a morte ocorreu em decorrência de falência múltipla de órgãos.

“O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia”, diz o texto divulgado. Pelé estava internado no hospital desde 29 de novembro.

Kely Nascimento, filha de Pelé, postou nas redes sociais uma mensagem de despedida. “Tudo que nos somos é graças a você. Te amamos infinitamente. Descanse em paz”. O Santos Futebol Clube publicou uma imagem de uma coroa com o dizer “eterno”.

Maringá

Segundo o projeto Maringá Histórica, o Santos Futebol Clube da fase épica de Pelé e companhia limitada jogou contra o Grêmio Esportivo Maringá (GEM) em 16 de maio de 1965, no Estádio Regional Willie Davids, na Cidade Canção

“O GEM saiu na frente. Após o gol contra o time paulista, a torcida maringaense começou a vaiar e ofender o adversário. Até então, Pelé estava no banco de reservas para ser poupado. Contudo, o Santos reagiu e, com a entrada do rei do futebol no segundo tempo, não só virou o jogo como ganharia com uma das maiores goleadas da história do futebol local: 11 a 1”, diz o texto do projeto.

Imagem mostra o goleiro do GEM, Maurício Gonçalves, contra o gigante Pelé (Crédito: Museu Esportivo de Maringá)

Música

Em nota, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) manifestou o seu profundo pesar pelo falecimento do ex-jogador de futebol Pelé. “Neste momento de dor e tristeza, a instituição presta sua solidariedade aos familiares, amigos e fãs do Rei do Futebol, como era conhecido em todo o mundo”, diz o texto.

O Ecad destaque que, além dos gols, dos títulos e das conquistas em campo, Pelé também deixa a sua contribuição para a música brasileira. O ex-jogador de futebol tem 34 obras musicais e 15 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad.

As músicas de autoria de Pelé mais regravadas foram “Abc do bicho papão”, “Pelé agradece” e “Cidade grande”. Nos últimos seis anos, Pelé teve mais de 85% de seus rendimentos em direitos autorais provenientes dos segmentos de Rádio e TVs. Seus herdeiros continuarão a receber os rendimentos por 70 anos após sua morte, como determina a lei do direito autoral (9.610/98).

*****Com informações da Ag. Brasil

Sair da versão mobile