Foi no mesmo Couto Pereira onde o Maringá FC desafia o Coritiba na busca de título inédito, neste domingo, que o futebol profissional da Cidade Canção comemorou pela última vez a conquista de um troféu de campeão estadual. À época, 1977, o feito foi do Grêmio de Esportes Maringá diante do mesmo adversário, em duelo que terminou empatado na contagem mínima.
O resultado assegurou a conquista histórica ao Alvinegro, então comandado pelo técnico Wilson Francisco Alves, o Capão.
As circunstâncias diferem. Naquele 2 de outubro, o time maringaense entrou em campo com a vantagem da vitória obtida em casa por 1 a 0, com gol de Itamar, aos 30 minutos do segundo tempo, diante 33.040 torcedores, ainda hoje recorde do estádio. Tinha, portanto, a vantagem de ficar com as faixas com o placar igual. Caso perdesse, um terceiro jogo seria realizado em campo neutro, previamente marcado para o Estádio do Café, em Londrina.
O Galo Guerreiro entrou em campo desfalcado de dois de seus principais jogadores. Didi e Ferreirinha, suspensos, ficaram de fora. Foram acionados para os postos Assis e João Marques.
Washington abriu o placar ao 11 minutos da etapa inicial. O empate, também no primeiro tempo, foi em ‘magistral’ cobrança de falta feita por Itamar, ao 35 minutos. O Alvinegro resistiu à pressão nos 45 minutos finais e comemorou o memorável título. Jogaram a partida final Wagner; Valdir, Nilo, Cleber e Albérico; Assis, Nivaldo e João Marques; Freitas,Itamar e Marquinhos