Da Redação
A organização da Copa São Paulo de Juniores divulgou na tarde desta quinta-feira (3) os grupos de equipes para a disputa da competição que começa no dia 3 de janeiro. O Maringá FC integra a chave onde estão ABC de Natal, e Lemense, este último anfitrião, já que as partidas estão agendadas para a cidade de Leme.
O também paranaense Operário de Ponta Grossa faz parte do grupo com sede no município de São Bernardo do Campo, junto com São Bernardo-SP, Bahia e CSA. No Grupo 23, com sede em Santana do Parnaíba, está outro representante do Estado, o Paraná Clube, com SKA Brasil-SP, Vitória e Aster Brasil-ES. Coritiba e Athletico-PR ficam nos grupos de Guarulhos e Barretos, respectivamente. Na chave do Coxa estão Flamengo-SP, Guarulhos-SP e São José-RS; o Furacão disputa contra Barretos-SP, Picos-PI e São Bento-SP.
Ausente da Copa São Paulo de Juniores neste 2022, o Paraná Clube volta à principal competição de base no País no próximo ano. A Federação Paulista de Futebol convidou e confirmou o time da Vila Capanema para o torneio.
O Paraná não tinha direito a competir a Copinha, mas agiu nos bastidores com as federações paulista e paranaense para retornar sob ‘convite’.
Em 2022 o critério adotado pela entidade do estado foi incluir os quatro clubes que disputavam as Séries A e B do Brasileiro – o time paranista estava na Série C e agora está sem divisão nacional até 2025.
Para 2023, a Federação paranaense adotou a colocação dos clubes no Paranaense deste ano pelo profissional. O Coxa se sagrou campeão em cima do Maringá, enquanto Fantasma e Furacão caíram nas semifinais. O Londrina ficou sem a vaga.
Vale ressaltar que a indicação dos clubes participantes da Copinha não é feita pela Federação Paulista, mas sim pelas federações de cada estado.