Em jogo em que começou perdendo, o Maringá FC vira, derrota o XV de Piracicaba na noite deste sábado, 22, no Estádio Willie Davids, por 3 a 2, e encerra a primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro como vice-líder do Grupo G, com 24 pontos, mesma pontuação da Patrocinense, que ficou com a liderança por ter melhor saldo de gols.
Com este resultado, o Maringá FC inicia a fase de mata-mata contra o Camboriú, que se classificou com 22 pontos, em terceiro lugar no Grupo H. Serão dois jogos, o primeiro em Camboriú e a decisão no Willie Davids, com o Maringá contando com o apoio de sua torcida.
A realidade é que ainda está muito longe de o Maringá realizar o sonho de subir para a Série C do Brasileirão. Para isso ele terá que vencer seis jogos.
Disputa entre Varão e Mateus
Se de um lado o XV tinha Mateus, atacante que fez os dois gols do time de Piracicaba, do outro o Maringá contava com Erick Varão no ataque, que também marcou dois gols. Os dois foram os melhores jogadores em campo, não somente por terem feito os gols, mas também pelo quanto ajudaram seus times.
Maringá FC e XV de Novembro fizeram um jogo equilibrado, com os dois fazendo ataques perigosos e sem que nenhum mostrasse um domínio claro em algum momento da partida.
E foi o visitante quem saiu na frente. Aos 30 minutos, o Maringá perdeu uma dividida no meio de campo, Mateus veio de trás, roubou a bola e partiu para o gol praticamente sozinho e decidiu com o goleiro Dheimison, levando vantagem.
Com a vantagem no placar, o XV não se acomodou e partiu para tentar mais um gol, porém, o time de Jorge Castilho soube manter a tranquilidade e aproveitar as decidas pelas laterais. Foi numa dessas que pressionou tanto o adversário que ganhou um escanteio. Serginho cobrou lançando na área, Erick Varão subiu entre os zagueiros, levou vantagem e tocou sem chances para o goleiro Leonardo.
No segundo tempo, com mais um gol de Varão, o Maringá abriu virou, só que desta vez a jogada foi pelo meio. Aos 20 minutos, Mirandinha levou vantagem, escapou em direção ao gol e lançou para Varão virar o jogo: 2 a 1.
Mas, se o Maringá tinha Erick Varão marcando, o XV tinha Mateus, que mais uma vez fez a alegria da torcida piracicabana. Houve uma boa jogada do XV pelo meio de campo e quando a bola foi lançada na área, Mateus apareceu nas costas da zaga e fez o que sabe fazer muito bem.
Mexida para melhorar
Com o empate, o técnico Castilho providenciou mudanças, sacando peças que já apresentavam desgaste e colocando jogadores descansados e rápidos. Mateus Blade entrou no lugar de Érick Varão, Pelezinho no lugar de Júlio e Caio Felipe no lugar de Marcos Vinícius. Antes já tinham saído Wesley para a entrada de Max Miller e Iago para a entrada de Mateus Moraes.
As mudanças de Castilho deram bom resultado. Apesar de o técnico Paulo Roberto ter mexido no XV, inclusive com a substituição de Mateus, que reclamava de fisgadas na coxa, foi o time do Maringá que obteve melhor dinâmica. Tanto que, logo após as substituições, mais uma vez Serginho faz excelente jogada pela lateral, lança na área e Pelezinho se antecipou e fez de cabeça.
Vamos a la playa
Com o fechamento da primeira fase da Série D, ficaram definidos os confrontos da próxima fase, a mata-mata. O Maringá começa viajando para o litoral catarinense para enfrentar o Camboriú, que se classificou pelo Grupo H em terceiro lugar, com 22 pontos. O jogo decisivo será no Willie Davids, onde o Maringá FC costuma reinar.
Os confrontos no mata-mata serão entre
Maringá FC X Camboriú
Patrocinense X Brasil de Pelotas
Inter de Limeira X Caxias
Ferroviária X Hercílio Luz