Maringá FC e Cianorte conhecem adversários para Copa do Brasil

Sorteio nesta terça-feira, às 15h, na sede da CBF, define cruzamentos para a primeira fase da competição; outros do Estado são Coritiba e Operário de Ponta Grossa

Cianorte recebe o Corinthians

A Copa do Brasil oferece prêmios valiosos em cada fase Foto: Divulgação/CBF

Sorteio nesta terça-feira, às 15h, na sede da CBF, define cruzamentos para a primeira fase da competição; outros do Estado são Coritiba e Operário de Ponta Grossa. Athletico-PR entra na terceira fase.

 

 

Da Editoria de Esportes

viola@gail.com.br

 

 

Acontece nesta terça-feira, na sede da CBF, a partir de 15h, o sorteio para a definição dos cruzamentos da primeira fase da Copa do Brasil 2024. Maringá FC e Cianorte, dois dos representantes do Paraná na competição, estarão no Pote E para o sorteio, composto ainda por ASA-AL, Real Noroeste-ES, União Rondonópolis-MT, Moto Club-MA, Sousa-PB, Fluminense-PI, Águia de Marabá-PA, e Marcílio Dias-SC. Os adversários prováveis compõem o Pote A. São eles: Corinthians, Fortaleza, América-MG, Internacional, Bahia, Atlético-GO, Cruzeiro, Cuiabá, Coritiba e Vasco.

Os outros representantes do Estado são Operário de Ponta Grossa e (Pote B) FC Cascavel (Pote D), além do Athletico-PR que entra no torneio a partir da terceira fase. O Rubro-negro tem essa prerrogativa por ter conseguido sua vaga via Brasileirão (ao ficar na 9ª posição). Assim, abriu-se mais uma vaga para o Paraná. Copada pelo Cianorte, o sexto colocado no Estadual de 2023.

Interessante observar que das equipes relacionadas no grupamento de onde sairão os rivais de Maringá FC e Cianorte, apenas Coritiba e América-MG, que foram rebaixados para a Série B do Brasileiro em 2023, não são da Série A.

Qualquer que seja o adversário, Maringá FC e Cianorte jogarão a partida única da fase como mandantes e precisam vencer. Em caso de empate o visitante se classifica. Na segunda fase acontece a mesma coisa, mas a igualdade no placar leva a decisão aos tiros livres na marca de pênalti.

A partir da terceira etapa os cruzamentos passam a ser em jogos de ida e volta. Os jogos iniciais da CdB serão disputados por 80 clubes e a primeira rodada está agendada para os dias 21 e 28 de fevereiro.

 

POTES E POSSÍVEIS CONFRONTOS

Na primeira fase, os times mais bem ranqueados (potes A, B, C e D) disputam a partida única fora de casa, mas com a vantagem do empate. A ordem do chaveamento será: clubes do pote A x clubes do pote E, clubes do pote B x clubes do pote F, clubes do pote C x clubes do pote G e, por último, clubes do pote D x clubes do pote H.

Pote A x Pote E

Pote A: Corinthians, Atlético-GO, Fortaleza, Cruzeiro, América-MG, Cuiabá, Internacional, Coritiba, Bahia e Vasco.

Pote E: ASA-AL, Souza-PB, Real Noroeste-ES, Fluminense-PI, União-MT, Águia de Marabá-PA, Moto Club, Cianorte, Maringá, Marcílio Dias.

 

Pote B x Pote F

Pote B: Juventude, Tombense, Sport, Ituano, CRB, Operário-PR, Criciúma, ABC, Sampaio Corrêa e Remo.

Pote F: Operário-MT, Operário-MS, Humaitá-AC, Porto Velho-RO, Trem-AP, Anápolis, São Luiz-RS, Rio Branco-AC, Treze e Iguatu.

Pote C x Pote G

Pote C: Botafogo-SP, Confiança-SE, Brusque, Ferroviário-CE, Paysandu, Brasiliense, Volta Redonda, América-RN, Ypiranga e Aparecidense.

Pote G: Athletic-MG, Murici-AL, Nova Venécia-ES, River-PI, Maranhão, Sampaio-RR, Itabaiana-SE, Villa Nova-MG, Costa Rica-MS e Ji-Paraná-RO.

Pote D x Pote H

Pote D: Amazonas, Retrô, São Raimundo-RR, Caxias, Jacuipense-BA, FC Cascavel, Tocantinópolis, São Bernardo, Portuguesa-RJ e Nova Iguaçu-RJ.

Pote H: Real Brasília, Itabuna-BA, Água Santa, Petrolina, Portuguesa Santista, Manauara-AM, Audax-RJ, Capital-TO, Olaria e Independente.

 

 

 

Sair da versão mobile