Finalistas do Regional em 2022 e semifinalistas na temporada de 2014, times têm histórico de duelos decisivos na competição.
Da Redação
viola@omaringa.com.br
No histórico do Campeonato Paranaense, o duelo entre Maringá FC e Coritiba é, seguramente, o que mais vezes aconteceu em fase decisivas da competição. As equipes foram finalistas na temporada de 2022, quando o título ficou com o Alviverde. Vitória no Willie Davids, por 2 a 1, e no Couto Pereira, por 4 a 2. Antes, em 2014, o cruzamento aconteceu na fase de semifinais, como agora. Foi o Tricolor que levou a melhor, com trinfo na Cidade Canção por 2 a 1 e empate no alto da Glória em 1 a 1.
Outra referência é a de 1977. À época, o representante local era o Grêmio de Esportes Maringá. O título foi decidido pelas duas equipes e o Alvinegro ficou com a taça, vencendo no WD por 1 a 0 e empatando no Couto Pereira por 1 a 1 (gols de Itamar). Antes, no quadrangular semifinal, os times fizeram uma vitória de cada por 2 a 1.
Na atual temporada, de novo os times se enfrentam em duelos decisivos. Neste domingo (17), às 18h30, no Estádio Willie Davids, e na próxima quinta-feira (28), às 20h, no Estádio Couto Pereira, em Curitba. O final de semana não terá jogos por conta da data Fifa, com a seleção brasileira jogando neste período.
Para o duelo com o Coxa, Jorge Castilho tem força máxima para escalar, pois os atletas que receberam cartões vermelhos, Rodrigo e Vilar, só vão cumprir suspensões em campeonato nacional. Assim, é tendência que joguem Dheimison; Marcos Vinicius, Ronald, Vilar, Tito e Caíque; Morelli, Rodrigo, Zé Vitor e Serginho; Bruno Lopes (Negueba).
No Coritiba, o técnico Guto Ferreira deve manter os titulares dos últimos compromissos com o Cianorte. Ao longo da temporada ele testou diferentes formas com o elenco e é indicativo de que considera ideal a formação com Pedro Morisco; Natanael, Maurício Antônio, Bruno Melo e Jamerson; Arilson, Sebastián Gómez e Matheus Frizzo; Lucas Ronier, Robson e Leandro Damião. A arbitragem será de Selmo Pedro dos Anjos Neto, com os assistentes Vitor Hugo Imazu dos Santos e João Fábio Machado Brischialiri. O quarto árbitro: André Ricardo Martins.
Jogos terão versão ‘light’ do árbitro de vídeo
Assim como ocorreu no ano passado, o Campeonato Paranaense terá árbitro de vídeo nas semifinais e na final. Será utilizada uma versão mais simples do recurso, denominada ‘VAR Light’. O sistema adota apenas quatro câmeras e não conta com a possibilidade de traçar as linhas de impedimento. Em Maringá os responsáveis pela operação do dispositivo são Rodolfo Toski Marques e Sidmar dos Santos Meurer. Na outra semifinal do Campeonato Paranaense o cruzamento é entre Operário de Ponta Grossa e Athletico-PR. Os time fazem o primeiro duelo neste domingo, às 16h, no Estádio Germano Krüger, na Princesa dos Campos. A volta está agendada para o dia 27 (quarta-feira), na Arena da Baixada. O VAR será operado por Paulo Roberto Alves Júnior no comando e Luciano Roggenbaun no auxílio.
PARANAENSE
Semifinais
Jogos de ida
Domingo – 17/3
16h Operário x Athletico-PR
19h30 Maringá FC x Coritiba
Jogos de volta
Quarta-feira – 27/3
20h Athletico-PR x Operário
Quinta-feira – 28/3
20hh30 Coritiba x Maringá FC.