Maringá FC e FC Cascavel abrem disputa por vagas nas semifinais do Paranaense

Primeiro duelo está agendado para esta segunda-feira (4), às 20h, no Estádio Olímpico, em Cascavel; vencedor encara quem passar no cruzamento Cianorte x Londrina

Foto: Assessoria/Maringá FC.

Primeiro duelo está agendado para esta segunda-feira (4), às 20h, no Estádio Olímpico, em Cascavel; vencedor encara quem passar no cruzamento Cianorte x Londrina

 

Da Editoria de Esportes

viola@omaringa.com.br

 

Maringá FC e FC Cascavel travam nesta semana um duelo que acumula tradição pelo Campeonato Paranaense. As equipes disputam as quartas de final da competição pela terceira vez na história do Estadual. O primeiro confronto está agendado para esta segunda-feira (4), às 20h, no Estádio Olímpico, em Cascavel.

Nos ‘mata-matas’ anteriores, cada equipe venceu uma vez e, curiosamente, nas edições em que houve o confronto, ambas chegaram às finais. Em 2021 os cascavelenses venceram a partida de ida, no Estádio Willie Davids por 2 a 1 e se classificaram com empate por 1 a 1 em Cascavel. Nas semifinais superaram o Athletico-PR mas caíram na decisão do título diante do Londrina (nos pênaltis). No ano seguinte foi a vez do Tricolor sair vitorioso. Na ida, abateu a Serpente no Oeste, por 1 a 0, e venceu por 5 a 0, em casa, no confronto de volta. Semifinalista, o MFC passou pelo Operário de Ponta Grossa, mas perdeu a decisão do título para o Coritiba.

Na temporada de 2023 os dois times foram semifinalistas, com o MFC caindo diante do Athletico-PR (2 a 1 e 0 a 0); o FC Cascavel decidiu o título contra o Athletico-PR após eliminar o Coritiba. Perdeu por 2 a 0 e 1 0 e foi vice.

FC Cascavel e Maringá FC estiveram em ação na última quarta-feira pela Copa do Brasil. O Tricolor superou o América-MG, no Estádio Willie Davids (2 a 0), se classificando para a segunda fase, quando vai enfrentar, também em casa, o Amazona. A Serpente foi ao Nordeste e perdeu para o Petrolina, por 3 a 2, se despedindo da competição.

Quem passar neste cruzamento, após jogos de ida e volta, encara o vencedor do confronto Coritiba x Cianorte, que fizeram o primeiro duelo neste domingo (3), no Estádio Albino Turbay, com triunfo do Alviverde por 0 a 4. A outra chave na disputa para chegar à decisão tem choque entre os vencedores de Londrina x Athletico-PR e Azuriz x Operário. No sábado (2) o Tubarão recebeu a equipe athleticana e venceu por 1 a 0; no dia seguinte, em Pato Branco, houve empate sem gol em Azuriz e Operário.

Na equipe da Serpente a dúvida é em relação a utilização do esquema com três zagueiros. Caso seja adotado esse esquema, Geovane compõe o tripé de defensivos; não sendo assim, Manoel entra para reforçar o ataque. A formação provável tem Paulo Gianezini; Libano, João Marcus, Eduardo Junho e Matheus Leal; Dener, Garraty e João Pedro; Klenisson, Manoel (Geovane) e Rodrigo Alves. OS desfalques são o suspenso Victor Daniel e os lesionados Rafael e Ivan.

No MFC Jorge Castilho aguarda pela recuperação plena e Serginho. É tendência que joguem Dheimison; Ronald, Vilar e Tito; Marcos Vinicius, Morelli, Rodrigo, Zé Vitor e Caíque; Serginho (Robertinho) e Bruno Lopes (Júlio).

Árbitro: Selmo Pedro dos Anjos Neto; assistentes – Wagner Junior Bonfim Ledo e Lucas Henrique Gowatiskiz. Quarto árbitro: Maria Luiza Brandellero Dos Santos.

 

FPF descarta utilização do árbitro de vídeo

 

Solicitação da maioria dos clubes, a utilização do VAR (árbitro de vídeo) na fase de quartas de final do Estadual foi descartada pela Federação Paranaense. A entidade alegou dificuldades estruturais para adotar o recurso, como instalação de cabines, aumento de câmeras, homologação dos estádios e preparação de equipes. Assim, a tecnologia para corrigir eventuais erros de arbitragem será adota, como prevê o regulamento, apenas nas semifinais.

O pedido dos clubes foi decorrência das constantes reclamações de decisões tomadas por árbitros na fase de classificação. Maringá FC e Coritiba fizeram, de forma oficial, protesto por desempenhos da arbitragem em seus jogos. No caso do time maringaense, o protesto foi por pênalti não dado na partida com o Cianorte (2 a 2) e gols anilados diante de Athletico-PR, São Joseense e Azuriz. O Coxa reclama de            critérios diferentes’ no Athletiba.

 

PARANAENSE

Quartas de final

Sábado – 2/3

Londrina 1 x 0 Athletico-PR

 

Domingo – 3/3

Cianorte 0 x 4 Coritiba

Azuriz 0 x 0 Operário

 

Segunda-feira – 4/3

20h FC Cascavel x Galo Maringá

 

Sábado 9/3

16h Coritiba x Cianorte

19h Maringá FC x FC Cascavel

 

Domingo – 10/3

16h Operário x Azuriz

18h30 Athletico-PR x Londrina

Sair da versão mobile