O Maringá Futebol Clube foi um time esforçado em campo, teve apoio total de sua torcida, mas o time do Amazonas foi melhor, venceu o jogo por 1 a 0 e avançou para a terceira fase da Copa do Brasil, além de faturar a premiação de R$ 2.205 milhões.
O Maringá terminou o jogo com dois jogadores a menos e, mesmo com a derrota, foi aplaudido ao final da partida. O time não conseguiu repetir a performance da temporada passada, quando chegou à terceira fase e acabou eliminado pelo Flamengo.
A partida teve um primeiro tempo de equilíbrio entre as duas equipes, mas no segundo tempo o argentino Diego Torres fez a diferença, comandou o ataque do Amazonas e desorganizou a defesa maringaense.
Foi a movimentação de Torres que obrigou a defesa a pará-lo com uma falta no mesmo momento em que Rodrigo foi expulso. O argentino cobrou e marcou um golaço no ângulo direito do goleiro Dheimison.
Mas, o que é ruim, sempre pode piorar, e piorou. Poucos minutos após sofrer o gol, o Maringá perdeu também o zagueiro Vilar, expulso após cometer falta. Em um agarra-agarra com o atacante Sassá, o juiz deu cartão amarelho aos dois, mas Vilar já tinha um amarelo e em seguida recebeu o vermelho.
O técnico Jorge Castilho foi obrigado a mexer na formação para criar um time mais ofensivo, buscando o empate a qualquer preço. Assim, começaram as mudanças pouco a pouco: saiu Bruno Lopes para a entrada de Iago, sai Caíque para dar lugar a Mirandinha e Zé Vitor deu lugar a Júlio. Mais nos minutos finais, saiu Serginho para a entrada de Robertinho.
Apesar de jogar com apenas oito jogadores de linha, o Maringá não deixou o Amazonas avançar e ainda ameaçou chegar ao empate.
Time mostra maturidade e entrega, diz Castilho
Para o técnico Jorge Castilho, apesar da derrota seu time foi valente e jogou bem. “Um homem a menos desfigura, dois, então, é um desequilíbrio muito grande, mas a entrega foi muito grande, fizemos o nosso máximo e saímos de cabeça erguida”.
O técnico disse que a derrota desta quinta-feira não terá reflexos no jogo do próximo domingo, contra o Coritiba, pelas semifinais do Campeonato Paranaense. “Temos um time maduro, acostumado a virar resultados, como foi no caso do Cascavel, em que perdemos o jogo da ida e fizemos uma grande vitória no jogo da volta”.
Além disso, Castilho considera que o torcedor entende que o time está se entregando, “fizemos uma excelente campanha até aqui e uma derrota não tira o mérito do que foi feito até agora. O torcedor reconhece isto”.
O Maringá foca agora nas semifinais do Campeonato Paranaense. O time encara o Coritiba no domingo, às 19h30, no Willie Davids, pelo jogo de ida.
Começa o afunilamento
A Copa do Brasil segue com os 20 times classificados para a terceira fase, que tem a entrada de outros 12 clubes, que garantiram vaga direta nesta etapa da competição: Palmeiras, Fluminense, São Paulo, Grêmio, Atlético-MG, Flamengo, Botafogo e Bragantino, Goiás, Ceará, Vitória e Athletico.
Veja também