MFC – História do Maringá Futebol Clube

História do Maringá Futebol Clube (MFC)

Vestiário festivo após vitória sobre o FC Cascavel elevando o Tricolor ao topo na tabela de classificação. Assessoria/Maringá FC

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O Maringá Futebol Clube (MFC) foi fundado em 2010 com o objetivo de se tornar o clube do povo, resgatando a tradição do futebol local pelas mãos de maringaenses natos. Após muito tempo, a cidade voltou a ter um clube de futebol movido pela paixão e não em busca do enriquecimento dos gestores. No mesmo ano da criação, o tricolor maringaense, como é conhecido, obteve sua primeira conquista, a Terceira Divisão do Campeonato Paranaense de Futebol.

No ano seguinte o MFC chegou a disputar a semifinal da segunda divisão, mas o título da competição veio apenas em 2013, após vencer o Prudentópolis na final da competição. Em 2014, sua estreia na primeira divisão, o Maringá fez uma campanha espetacular, chegando a grande decisão da elite do futebol paranaense contra o arquirrival Londrina.

Em duelos equilibrados, 2 a 2 em Londrina no primeiro jogo e 1 a 1 em Maringá, a decisão foi decidida nos pênaltis, mas o tricolor acabou derrotado, ficando assim com a segunda colocação no campeonato. Esse feito colocou a cidade de Maringá em uma final de Campeonato Paranaense após 33 anos.

Com a boa campanha no Estadual, o time garantiu a participação pela primeira vez no Campeonato Brasileiro da Série D. No ano seguinte, 2015, o tricolor realizou mais uma boa campanha no estadual, terminando a primeira fase da competição em quarto lugar, mas acabou sendo eliminado nas quartas de finais.

Devido à boa campanha em 2014, o Maringá FC estreou na Copa do Brasil em 2015. Na primeira fase o time eliminou o Madureira – RJ em dois grandes jogos. Na segunda fase da competição nacional o time enfrentou o Santos de Robinho, Elano e Renato e realizou um dos confrontos mais difíceis da equipe da Vila no ano.

No primeiro jogo, realizado no Estádio Regional Willie Davids, o Maringá empatou em 2 a 2. Já no segundo jogo, o peixe venceu por 1 a 0 e ficou com a vaga. Mesmo com a derrota o Maringá garantiu uma campanha digna de uma equipe guerreira e de qualidade que estreava na competição.

No segundo semestre de 2015 veio o terceiro título da história do Maringá Futebol Clube, a conquista da Taça Federação Paranaense de Futebol (Taça FPF). O Dogão realizou uma excelente campanha, ficando em segundo lugar na primeira fase da competição, atrás apenas do Toledo.

Na final, as duas melhores equipes se enfrentaram em dois jogos. No primeiro, jogando no Willie Davids, o Maringá FC venceu por 2 a 0. Na segunda e decisiva partida, o resultado terminou empatado em 1 a 1 e o título ficou com o tricolor maringaense. Com a conquista, o Maringá garantiu, de forma antecipada, a vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro 2016 pela segunda vez em sua história.

Em 2016, um conflito interno refletiu em campo e o time acabou rebaixado no campeonato Paranaense com a pior campanha da sua história. No segundo semestre, com a vaga garantida na Série D, uma parceria com o empresário de Arapongas, Adir Leme, fez com que o time ganhasse força para a disputa da competição, no entanto, o resultado em campo não foi o esperado e o time não conseguiu a classificação para a segunda fase.

Após as competições, em agosto de 2016, o presidente de honra e diretor do time, Aparecido Regini, o Zebrão, resolveu abrir mão da equipe. Com isso, um grupo formado pelos antigos dirigentes João Regini e Paulo Regini, juntamente com o médico radiologista Gustavo Pozzobon, assumiram o comando administrativo da equipe.

A nova diretoria ainda teve a entrada do empresário do ano em 2015, João Vitor Mazzer e posteriormente dos empresários Márcio Sendeski, Clério Dallazen Júnior, Eduardo Jann e Rafael Dacome .

Em 2017 o Maringá Futebol Clube renasceu e garantiu a conquista dos títulos do Campeonato Paranaense da Segunda Divisão no primeiro semestre e da Taça Federação Paranaense de Futebol no segundo semestre do ano.

De volta à elite do Estado em 2018, o time fez bonito e terminou na quinta colocação geral, ficando atrás apenas de Atlético PR, Coritiba, Londrina e Paraná Clube. Na Série D, novamente o time fez história e garantiu, pela primeira vez, a classificação para a segunda fase da competição. O sonho maior do acesso não foi possível e o tricolor acabou eliminado pelo Caxias ? RS, na segunda fase.

Em 2019 os resultados dentro de campo não aconteceram, com apenas três vitórias no Campeonato Paranaense, o clube foi rebaixado para a segunda divisão do estadual. No Brasileiro Série D, a campanha também não foi boa, sendo eliminado ainda na primeira fase da competição.

Em 2020, um ano atípico para todos, o Maringá Futebol Clube obteve novas mudanças na diretoria. Paulinho e João Regini se desligaram do time e para o departamento de futebol, Maurício Trombetta foi contratado.

Mediante todas as dificuldades o clube buscou o grande objetivo da competição, que foi o acesso novamente à elite do estadual, de forma invicta na competição. Na final o clube acabou perdendo o título para o Azuriz, ficando com a segunda colocação.

O Maringá Futebol Clube planeja crescimento e amadurecimento em 2021 para voltar a ser referência dentro do estado do Paraná e buscar grandes competições de níveis nacionais.

Com o objetivo de resgatar a paixão pelo futebol maringaense, a nova diretoria desenvolveu um projeto inovador e transparente para o Maringá Futebol Clube.

Hoje, o time maringaense se tornou um exemplo de gestão e profissionalismo, sendo gerido por uma S.A que vê no futebol, excelentes oportunidades de negócio e ao mesmo tempo resultados esportivos que levará o nome da cidade para o cenário naciona e internacional.

Atualmente o Maringá FC é presidido por João Vitor Mazzer, tendo como CEO da equipe o Clério Júnior e o gerente executivo de futebol, Mauricio Trombetta. Há ainda uma diretoria composta por investidores que atuam como conselheiros.

Diretoria do Maringá Futebol Clube (MFC)

Presidente: João Vitor Mazzer

CEO: Clério Dallazen Júnior

Diretor Jurídico: Rafael Dacome

Gerente Executivo de Futebol: Maurício Trombetta

Conselho Administrativo: Márcio Sendeski

Conselho Administrativo: Rodrigo Bello

Conselho Administrativo: Robson Fabricio Baccaro

Conselho Administrativo: Rodner Garaluz

Conselho Fiscal: Eduardo Jann

Conselho Fiscal: Gustavo Pozzobon

Conselho Fiscal: Rodrigo Cardoso

Conselho Fiscal: Jow Sendeski

Títulos do Maringá Futebol Clube (MFC)

2017 – Campeão Taça FPF

2017 – Campeão Paranaense 2ª divisão

2015 – Campeão Taça FPF

2014 – Vice – Campeão Paranaense 1ª Divisão

2013 – Campeão Paranaense 2ª Divisão

2010 – Campeão Paranaense 3ª Divisão

Informações retiradas do site oficial do Maringá FC

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile