O maringaense Felipe Drugovich, piloto da equipe holandesa MP Motorsport, se tornou neste sábado, 10, o primeiro brasileiro campeão da Fórmula 2, categoria de acesso à Fórmula 1. O título foi conquistado de maneira antecipada na corrida sprint da 13ª etapa da temporada 2022 da categoria, disputada no Autódromo Nacional de Monza, pelo Grande Prêmio da Itália. O competidor paranaense lidera o campeonato com 233 pontos e superou o vice-líder Théo Pourchaire, da Art Grand Prix, com 164 – que não pode mais alcançá-lo.
Felipe Drugovich, que largava em 12º em função da perda de cinco posições por não diminuir a velocidade em um trecho com bandeira amarela na tomada de tempos, abandonou a Sprint Race com a barra da direção quebrada na primeira volta após ter sido tocado por Amaury Cordeel.
O piloto francês também largava no meio do pelotão, em 14º, e precisava chegar pelo menos em quinto para adiar a decisão do título para o domingo. Assistindo a prova dos boxes, Felipe Drugovich viu Pourchaire ganhar algumas posições no início e perder várias mais tarde, finalizando a prova em 17º – e sem marcar pontos.
Desta forma, a folga de 69 pontos na liderança permitiu que Felipe Drugovich comemorasse o título com três provas de antecedência, uma vez que restam apenas 65 pontos em jogo.
“Foi uma corrida estranha. Não tínhamos muito o que fazer depois da curva 4 porque eu fui empurrado para a grama e obrigado a abandonar”, disse Felipe Drugovich. “Fechar o campeonato assim é diferente, mas muito bom também, porque mostramos que fomos fortes ao longo do ano. Agora vamos nos preocupar em conquistar também o campeonato de equipes”, finalizou.
Neste domingo, às 5h05 (horário de Brasília), Felipe Drugovich disputará a corrida principal, a Feature Race. Campeão antecipado, ele buscará sua 9ª vitória na categoria e a quinta na temporada, o que seria muito importante para as pretensões da líder MP Motorsport de igualmente chegar ao título.
Saiba mais sobre o campeão Felipe Drugovich
O piloto maringaense Felipe Drugovich é o maior vencedor desta temporada da Fórmula 2, com cinco triunfos, totalizando 8 em sua passagem nas últimas três temporadas. Com a conquista no último domingo em Zandvoort, ele ultrapassou Charles Leclerc e George Russell, que faturaram sete corridas pela categoria.

O automobilismo faz parte do DNA Drugovich. O jovem de 22 anos corre desde os oito e dividiu sua carreira no automobilismo entre o Brasil e a Europa antes de levar a MP Motorsport a um título inédito na competição que antecede a F1. Ele é sobrinho de Oswaldo Drugovich Júnior, campeão da Fórmula Truck, e de Cláudio Drugovich, que já competiu na Fórmula Ford.
Drugovich começou a competir aos oito anos de kart, no Brasil, levando para casa oito títulos nacionais – dentre eles o do Campeonato Brasileiro de Kart, em 2011. Com 13, chegou a hora de aventurar-se do outro lado do Atlântico; na Europa, Felipe chegou a ser vice-campeão do Campeonato Europeu de Kart na categoria KFJ e permaneceu na modalidade até os 15 anos.








