Maringaense participa da Wings for Life Run

Competição realizada todo começo de maio tem por objetivo arrecadar fundos para a fundação sem fins lucrativos Wings for Life. A prova ocorre neste domingo, 9, às 8h de Brasília

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Com toda adrenalina e emoção a Wings for Life World Run é um evento mundial que ocorre todo ano para apoiar as pesquisas sobre a medula espinhal, cura de lesão medular e incentivar as pessoas a praticarem mais exercícios físicos. Foi pensando nisso que fez com que o competidor Sandro Cabral mudasse o comportamento e incentivasse os filhos.

“Em 2001, eu costumava ser um cara muito sedentário, até então não praticava nenhum esporte. Meus filhos eram pequenos e senti necessidade de fazer algo para mudar essa situação.”,diz.

VIDA. Há 15 anos participando de maratonas e competições, Sandro Cabral afirma que será um grande marco em toda trajetória. FOTO-ARQUIVO PESSOAL.

Essa prova, ocorre simultaneamente em diversas cidades de mundo todo, esse ano ela será virtual e assim qualquer um pode correr em qualquer parte do planeta que ele esteja. Ela é uma competição que podemos chamar de contra-relógio, pois é dada a largada e 30 minutos depois o Catcher Car (tipo um carro madrinha) começa a te perseguir. O carro começa a seguir o competidor em uma velocidade bem baixa e a cada 5 km vai aumentando gradativamente. No momento que o carro alcança o atleta, a prova é finalizada para ele.

Há 15 anos participando de maratonas e competições, Cabral conta que em todos esses anos já teve várias lesões, mas nunca o desmotivou de correr. ”Foi quando me incentivaram a participar da Prova Rústica que a corrida entrou na minha vida de fato, conheci o pessoal da Associação dos Corredores de Rua de Maringá (Acorremar) e não parei mais de correr. Já se vão 15 anos praticando esse esporte que até perdi a conta de quantas provas eu participei. Já concluí ao todo dez maratonas”.

Atualmente o profissional na área de sistemas e atleta de coração faz parte do Clube Ingá de Corrida de Rua, onde o treinamento é feito pelo professor José Eraldo de Lima, campeão da Wings For Life em 2018 no Rio de Janeiro, também campeão e recordista da Uphill (Maratona da Serra do Rio do Rastro), entre muitas outras.

ATLETA.“Tenho o privilégio de ter um bom profissional me orientando”, conta. FOTO-ARQUIVO PESSOAL

“Nosso treino é passado em uma planilha individualizada e semanal, onde temos na segunda/quinta os treinos com foco nos fundamentos de ritmo (intervalados, Fartlek) visando velocidade, em todos os treinos temos as técnicas de corrida, aos domingos temos mais um treino presencial que tem o foco à resistência, chamados de Longão”, conta.

Nos demais dias os corredores seguem a planilha onde tem treinos mais leves ou descanso. Cabral é atleta amador, mas tem o foco na competição, sempre buscando melhorar as marcas e isso é o que o mantém motivado a continuar. “Tenho o privilégio de ter um bom profissional me orientando”, conta.

Mesmo com tantas adversidades, tropeços, Cabral nunca pensou em desistir, ele afirma que esses obstáculos são gatilhos que o fazem se dedicar mais pelo esporte. “Já tive uma séria lesão que me desanimou muito, me deixou com aquela interrogação, será que vou conseguir correr bem de novo? Mas busquei ajuda de bons profissionais que me reabilitaram e não penso em parar”, relata.

Participando pela primeira vez do Wings For Life, Sandro afirma que tem treinado muito e quer dar o melhor na prova. “Essa será a minha primeira participação, tive vontade de concorrer na edição que aconteceu em Brasília, mas na data tinha um outro compromisso e não pude participar. Dessa vez tenho treinado muito”, diz.

MUNDIAL. A prova ocorre neste domingo, 9, às 8h de Brasília

Esse ano, a prova será feita por meio de um aplicativo no celular (o Catcher Car será virtual). O Aplicativo tem um narrador que vai avisando a atual quilometragem percorrida, te incentivando e na hora que o carro te alcança é um buzinaço só, que desta vez no celular. O aplicativo encerra a tua prova e registra a participação do competidor, registrando quanto tempo e quantos quilômetros foram percorridos.

“O importante dessa prova é que a gente vai correr, se divertir e 100% do valor que nós pagamos na inscrição, a organização da prova doará para as pesquisas da cura da medula espinhal. Mais um incentivo para quem participa, saber que contribuirá para uma grande causa.

Foram mais de 100 atletas inscritos que correram em Maringá e em várias outras cidades que o Clube Ingá de Corrida atende.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile